Melhores resultados com um plano de negócios

Melhores resultados com um plano de negócios

O planejamento é a base de tudo que fazemos, seja uma viagem, um evento ou, até mesmo, as atividades da semana. Quando planejamos, temos o objetivo de executar algo da melhor forma possível, seja lá o que for. Desse modo, ao abrir uma empresa, fazer o plano de negócios é fundamental para alcançar o resultado pretendido.

Neste artigo, você vai saber o que é, para que serve e a importância de fazer um plano de negócios para a sua empresa vender mais e melhor. Portanto, continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

O que é plano de negócios

Ignorar a etapa de criação do plano de negócios pode custar muito caro para a sua empresa. Pois, segundo o IBGE, a cada dez empresas, seis fecham em até cinco anos de atividade no Brasil. Sendo assim, a falta de um plano de negócios é um dos principais motivos para a falência.

O plano de negócios é um documento muito utilizado no mundo empresarial, cujo principal objetivo é guiar o empresário. Esta ferramenta permite planejar o futuro da empresa, analisar o mercado, prever riscos e traçar um caminho para atingir os seus objetivos.

Inclusive, com o uso do documento, o empresário vai ter um guia para basear as tomadas de decisões. E, consequentemente, aumentar o número de vendas e alcançar os clientes ideais.

Para que serve

Como dito anteriormente, o plano de negócios vai ajudar o empresário a entender o mercado, administrar os desafios e tomar as melhores decisões para o seu empreendimento. Todavia, o plano de negócios também é eficaz para aquelas empresas que desejam abrir filiais ou expandir os seus serviços, isto é, àquelas empresas que já funcionam há algum tempo.

O plano de negócios vai responder às seguintes questões: “como a minha ideia vai ser executada no momento atual do mercado?”, “como abrir, ampliar ou manter a minha empresa?”, “quais os riscos do mercado?“ ou “quais oportunidades posso aproveitar agora?”. São apenas alguns exemplos de aplicações do planejamento.

Em resumo, o plano de negócios serve para organizar e analisar ideias, reduzir os riscos, traçar possibilidades e auxiliar na administração do negócio.

Qual é a importância?

Como importante ferramenta de gestão, o plano de negócios é fundamental para o crescimento e futuro da empresa, com relação ao perfil de cliente que deseja atingir, quais serão os produtos ou serviços comercializados, em quanto tempo pretende receber o retorno do investimento e quanto de lucro espera alcançar do empreendimento.

Com o planejamento, pode-se mensurar como deseja que a empresa esteja daqui a 5, 10, 15 anos. Além disso, por causa do plano de negócios o empreendedor descobrirá quem são os seus concorrentes e como encontrar o seu diferencial no mercado que deseja atuar.

Se você está em busca de um plano de negócios, nós oferecemos uma consultoria especializada e completa. Cujas etapas são:

  1. Entrevista com o cliente;
  2. Entrega ao cliente da lista de informações a serem coletadas;
  3. Elaboração da planilha de simulação;
  4. Reunião de ensaios com o cliente;
  5. Entrega do plano final.

Recomendamos que o próprio cliente participe da coleta de informações, ampliando assim seu conhecimento sobre o negócio. Quando necessário, prestamos todo suporte.

Deseja conhecer o serviço? Preencha o formulário e fale com um de nossos consultores!

Veja como a Duplo Foco pode te ajudar a resolver problemas relacionados a EVTE

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: