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20 de setembro de 2013

Marketing de Informações Para o Varejo – Método Zapros-LM Parte 3

metodo-zarpos-lmSe cada vez mais o consumidor busca por serviços e produtos mais personalizados e que estejam alinhados com suas necessidades e estilo de vida, então ao se deparar com opções que possam suprir essas necessidades ele passa por um processo de decisão. Inevitavelmente no momento de se decidir ele ira pesar o que o produto A tem que o B não tem ou ainda comparar questões como o preço ou o atendimento ao cliente no caso de serem muito parecidos. Segundo Gomes, decisão é o processo que leva direta ou indiretamente, à escolha de, ao menos, uma dentre diferentes alternativas, todas elas candidatas a resolver determinado problema.

Assim, devemos levar o conceito de decisão para dentro da empresa no momento de se desenvolver as estratégias de marketing e planos de negócios que melhor se encaixem com a realidade que se vive e com o mercado e o que ele pede. Assim, temos que os critérios que levam à uma decisão são classificados em excelentes, bons, regulares e não satisfatórios. A ideia é que se esteja sempre no campo do bom ou excelente e para isso, a decisão pode ser percebida em três dimensões: 1) a importância em termos de satisfação de valores; 2) a velocidade exigida, e 3) o grau de individualidade.

Esses pontos devem ser levados em consideração no momento da decisão para que não pese demais na empresa e de maneira que os resultados possam ser percebidos. Assim, é preciso pesar cada uma dessas dimensões e então quais as melhores alternativas para satisfazer cada uma delas. Leva-se em conta nesse momento o conceito de preferências e também métodos de decisão que ajudem nesse momento. Aqui estamos falando sobre o Método ZAPROS, que foi desenvolvido com o intuito de ordenar as alternativas multicritério a partir de critérios verbais nos quais há opções de avaliação e também a utilização de seqüências lógicas e padrões pré determinados de regras que permitem a decisão em ambientes complexos. Com ele é possível segmentar as informações e assim refinar melhor o como são feitas as análises em escalas de valores.

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