Marketing de Informações Para o Varejo – Método Zapros-LM Final

Marketing de Informações Para o Varejo – Método Zapros-LM Final

Após a análise e cruzamento de informações, na proposta de otimização de encontrar empresas com perfil adequado para o CDL-Rio, o comitê chegou em 84 perfis (pontos de ação) com alto potencial para venda imediata de sistemas de informações e 139 perfis para avaliação. A MD criada está apresentando resultados satisfatórios no processo de eleição de empresas e os resultados estão indo de encontro com as necessidades esperadas pelo CDL-Rio.
Com isso, algumas observações vieram a tona, como o fato de que metade do universo de clientes está utilizando e operando o sistema corretamente, sendo responsável pelo controle do processo de crédito, gerando ainda relatórios confiáveis para a realização de operações financeiras (antecipação de lucros e factoring, por exemplo) com mais segurança e rentabilidade que antes. Já 25% conduz bem o sistema e embora estejam tomando decisões com mais rapidez e segurança, não estão fazendo a alimentação devida dos dados e assim não possuem relatórios consistentes.
O objetivo da aplicação desse método é mostrar que tão importante quanto a definição do problema, é saber escolher os objetivos que nortearão as suas decisões. Assim, com pressupostos lógicos e o confrontamento de informações, fica mais palpável compreender o porque de A e não B. É como se fossem operações matemáticas, mas com juízos de valores.
Uma das maiores insatisfações do executivo de Marketing da pequena empresa está na falta de recursos humanos e financeiros para execução das tarefas. Isso o obriga a ter uma grande agilidade nas decisões, o que por muitas vezes prejudica a sua visão crítica das coisas. A introdução de um método formal de apoio à decisão é bem vinda, especialmente se não demandar grande investimento financeiro; puder ser gerenciada por qualquer executivo da empresa, dispensando treinamento especial e mantiver ou reduzir o tempo atualmente gasto nas tomadas de decisão. Por se tratar o método ZAPROS um método pouco difundido em nosso país, é desejável que outros estudos avancem, permitindo assim uma maior reflexão e difusão do tema proposto.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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