Marketing de Informações Para o Varejo – Método Zapros-LM Final

Marketing de Informações Para o Varejo – Método Zapros-LM Final

Após a análise e cruzamento de informações, na proposta de otimização de encontrar empresas com perfil adequado para o CDL-Rio, o comitê chegou em 84 perfis (pontos de ação) com alto potencial para venda imediata de sistemas de informações e 139 perfis para avaliação. A MD criada está apresentando resultados satisfatórios no processo de eleição de empresas e os resultados estão indo de encontro com as necessidades esperadas pelo CDL-Rio.
Com isso, algumas observações vieram a tona, como o fato de que metade do universo de clientes está utilizando e operando o sistema corretamente, sendo responsável pelo controle do processo de crédito, gerando ainda relatórios confiáveis para a realização de operações financeiras (antecipação de lucros e factoring, por exemplo) com mais segurança e rentabilidade que antes. Já 25% conduz bem o sistema e embora estejam tomando decisões com mais rapidez e segurança, não estão fazendo a alimentação devida dos dados e assim não possuem relatórios consistentes.
O objetivo da aplicação desse método é mostrar que tão importante quanto a definição do problema, é saber escolher os objetivos que nortearão as suas decisões. Assim, com pressupostos lógicos e o confrontamento de informações, fica mais palpável compreender o porque de A e não B. É como se fossem operações matemáticas, mas com juízos de valores.
Uma das maiores insatisfações do executivo de Marketing da pequena empresa está na falta de recursos humanos e financeiros para execução das tarefas. Isso o obriga a ter uma grande agilidade nas decisões, o que por muitas vezes prejudica a sua visão crítica das coisas. A introdução de um método formal de apoio à decisão é bem vinda, especialmente se não demandar grande investimento financeiro; puder ser gerenciada por qualquer executivo da empresa, dispensando treinamento especial e mantiver ou reduzir o tempo atualmente gasto nas tomadas de decisão. Por se tratar o método ZAPROS um método pouco difundido em nosso país, é desejável que outros estudos avancem, permitindo assim uma maior reflexão e difusão do tema proposto.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: