Índice de Liquidez (poder de pagamento da empresa)

Índice de Liquidez (poder de pagamento da empresa)

Dentre os indicadores que são utilizados para se analisar uma empresa há o índice de liquidez, que é hábil a fornecer dados quanto a capacidade da empresa de cumprir com os compromissos financeiros assumidos. Em linhas gerais, a liquidez nada mais é que a capacidade da empresa ser ou não lucrativa, da administração do ciclo financeiro e das decisões de investimento e financiamento. Assim, o cálculo dos índices de liquidez são decorrentes da comparação entre direitos e obrigações da empresa, buscando identificar o grau de liquidez empresarial de sua administração.
Esse cálculo é feito através do relatório gerencial do Fluxo de Caixa ou ainda de indicadores financeiros: soma-se o total do disponível, de contas a receber e de estoques, dividindo então pelo total do passivo. O resultado encontrado permite assim concluir qual o poder de pagamento da empresa, ou seja, de cada X reais em dívidas quanto ela possui em caixa para paga-lo, seja através de contas a receber, estoques ou disponibilidade financeira.
Ter um resultado maior que 1 é portanto garantia que há sobras no disponível da empresa, o que permite que liquide com suas obrigações. Já se o resultado do índice for igual a 1, mostra que os valores das obrigações e dos diretos é equivalente e, menor que isso que não há disponibilidade de quitação de obrigações (ao menos em curto prazo).
Também se faz importante nesse momento dizer que o índice de liquidez não pode ser confundido com o índice de capacidade de pagamento, vez que o primeiro não é extraído do fluxo de caixa (que compara entradas e saídas de dinheiro). Desse modo, possuir um bom índice de liquidez não necessariamente significa que os pagamentos são feitos, mas simplesmente que a empresa possui essa capacidade de quitação.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: