Índice de Liquidez

Índice de Liquidez

Para uma empresa é extremamente importante saber o nível em que se encontra e fazer com que se consiga dar continuidade à sua atividade comercial.
Para isso, na área financeira existem índices que servem para indicar se a organização é capaz de honrar suas obrigações, sejam elas com os funcionários, colaboradores e/ou serviços e verbas terceirizadas.
O índice que é aplicado neste caso é o Índice de Capacidade de pagamento, que mede a liquidez da empresa.
Liquidez Geral:
Este tipo de liquidez apresenta a capacidade ou a ausência da organização de cumprir suas obrigações a longo prazo.
Fórmula: Deve-se somar o ativo circulante, mais o realizável a longo prazo e dividi-los pelo passivo circulante mais o exigível a longo prazo.

Liquidez Corrente:

Examina a capacidade  de pagamento da empresa no curto prazo.
Fórmula: O seu cálculo é feito dividindo o ativo circulante pelo passivo circulante.
Liquidez Seca:
Assim como a Liquidez Corrente, examina a capacidade de pagamento em curto prazo, entretanto esta não considera os estoques, que são considerados  como elementos menos líquidos do ativo circulante.
Fórmula: Retirarmos os estoques desse cálculo.
Liquidez Imediata
A capacidade de pagamento é avaliada com o que a empresa dispõe naquele momento. Este índice, com a evolução do mercado de crédito, passou a ter pouca relevância, pois os clientes e consumidores quitariam suas dividas com a empresa, mas não de imediato.
Fórmula: Considera apenas os ativos financeiros disponíveis divididos pelo passivo circulante.
Esses índices se fazem necessários pois de acordo com os resultados e relatórios obtidos através deste é possível, além de identificar a situação da empresa, compreender as diretrizes que a empresa está tomando e com isso aplicar um plano de ação afim de melhorara lucratividade.

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?