Índice de Liquidez

Índice de Liquidez

Para uma empresa é extremamente importante saber o nível em que se encontra e fazer com que se consiga dar continuidade à sua atividade comercial.
Para isso, na área financeira existem índices que servem para indicar se a organização é capaz de honrar suas obrigações, sejam elas com os funcionários, colaboradores e/ou serviços e verbas terceirizadas.
O índice que é aplicado neste caso é o Índice de Capacidade de pagamento, que mede a liquidez da empresa.
Liquidez Geral:
Este tipo de liquidez apresenta a capacidade ou a ausência da organização de cumprir suas obrigações a longo prazo.
Fórmula: Deve-se somar o ativo circulante, mais o realizável a longo prazo e dividi-los pelo passivo circulante mais o exigível a longo prazo.

Liquidez Corrente:

Examina a capacidade  de pagamento da empresa no curto prazo.
Fórmula: O seu cálculo é feito dividindo o ativo circulante pelo passivo circulante.
Liquidez Seca:
Assim como a Liquidez Corrente, examina a capacidade de pagamento em curto prazo, entretanto esta não considera os estoques, que são considerados  como elementos menos líquidos do ativo circulante.
Fórmula: Retirarmos os estoques desse cálculo.
Liquidez Imediata
A capacidade de pagamento é avaliada com o que a empresa dispõe naquele momento. Este índice, com a evolução do mercado de crédito, passou a ter pouca relevância, pois os clientes e consumidores quitariam suas dividas com a empresa, mas não de imediato.
Fórmula: Considera apenas os ativos financeiros disponíveis divididos pelo passivo circulante.
Esses índices se fazem necessários pois de acordo com os resultados e relatórios obtidos através deste é possível, além de identificar a situação da empresa, compreender as diretrizes que a empresa está tomando e com isso aplicar um plano de ação afim de melhorara lucratividade.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: