Loading...
20 de abril de 2012

A importância do Planejamento Estratégico para sua empresa

Planejamento Estratégico

Como ressaltamos no post anterior, um dos pilares da Gestão Estratégica é o Planejamento Estratégico.

Este tem o papel de orientar os negócios de maneira a estabelecer quais os rumos a empresa deve seguir para atingir os objetivos estabelecidos. Visa antecipar o futuro da empresa a longo prazo, sabendo o que e como deve ser executado.

O Planejamento é de suma importância para que a empresa não se perca em projeções que não funcionam. Geralmente temos muitas ideias e projetos, mas não são todos que geram resultados. Sair aplicando todos sem um estudo prévio pode ser muito perigoso para o futuro da empresa. Assim, utiliza-se o planejamento estratégico para que se torne possível visualizar o que irá dar resultados positivos para o negócio.

Como elaborar um planejamento estratégico efetivo?

O primeiro passo está em o empresário se questionar sobre o seu negócio: Quem somos? Qual o tamanho do nosso mercado? Onde queremos chegar? Avaliamos os fatores externos? Como atingiremos esses objetivos?

Com essas questões respondidas, torna-se então possível estabelecer qual a Missão da empresa, bem como suas Metas e Objetivos. Com esses pontos bem delineados, é então possível traçar qual o caminho a empresa deve seguir para então atingir os seus objetivos.

Muitos se perguntam: mas é realmente necessário levantar todas essas informações? Não basta simplesmente ter a ideia e estabelecer como deve ser implantada para que funcione? Isso pode até dar certo, mas convenhamos que é muito arriscado. Muitas empresas tem problemas em simplesmente implantar uma nova ideia sem analisar todos os pontos envolvidos. Pular as etapas não tornaria esse estudo nada eficiente. Se o planejamento estratégico será feito então esse deve ser completo.

Assim, a nova implantação deverá ir de encontro ao o que a empresa possui como missão, como seu negócio é feito e como está inserida a empresa no mercado. Seguindo estes passos será possível obter uma boa resposta dos clientes internos e externos. Com isso, estabelece-se então as estratégias a serem seguidas para atingir esses objetivos e metas; mantendo uma programação de o que deve ser feito por quem e em qual cronograma para que seja possível sua aplicação. Então as ações passam a ser executadas, sempre sob constante análise, tornando possível identificar o que está ou não funcionando e o que deve ou não ser alterado com o intuito melhorar os resultados.

A importância de uma ajuda especializada

Por se tratar de um processo complexo, recomenda-se a que a empresa possua uma consultoria especializada para acompanhar todo o processo, desde levantar todos os dados e informações relevantes, bem como quais os passos devem ser seguidos e se sua aplicação está ou não eficiente. Nós da Duplo Foco somos especializados em fazer esse tipo de estudo, e como parte de nosso comprometimento com nossos clientes, temos para o Planejamento Estratégico da sua empresa a garantia sem buocracia; ou seja: uma vez feito o estudo e sugeridas as ações para atingir o objetivo de sua empresa, passados três meses nós verificamos junto à sua empresa se o plano realmente funcionou e fazemos uma validação para corrigir eventuais pontos negativos identificados; garantindo que aquilo que foi planejado seja realmente efetivo para o crescimento do seu negócio.

Confira na próxima semana o artigo sobre o segundo pilar da Gestão Estratégica que são os Cenários Prospectivos.

Leia o artigo primeiro artigo da série que trata do Planejamento Estratégico e os outros três pilares da Gestão Estratégica.