A importância do Planejamento Estratégico para sua empresa

A importância do Planejamento Estratégico para sua empresa

Planejamento Estratégico
Como ressaltamos no post anterior, um dos pilares da Gestão Estratégica é o Planejamento Estratégico.
Este tem o papel de orientar os negócios de maneira a estabelecer quais os rumos a empresa deve seguir para atingir os objetivos estabelecidos. Visa antecipar o futuro da empresa a longo prazo, sabendo o que e como deve ser executado.
O Planejamento é de suma importância para que a empresa não se perca em projeções que não funcionam. Geralmente temos muitas ideias e projetos, mas não são todos que geram resultados. Sair aplicando todos sem um estudo prévio pode ser muito perigoso para o futuro da empresa. Assim, utiliza-se o planejamento estratégico para que se torne possível visualizar o que irá dar resultados positivos para o negócio.

Como elaborar um planejamento estratégico efetivo?

O primeiro passo está em o empresário se questionar sobre o seu negócio: Quem somos? Qual o tamanho do nosso mercado? Onde queremos chegar? Avaliamos os fatores externos? Como atingiremos esses objetivos?
Com essas questões respondidas, torna-se então possível estabelecer qual a Missão da empresa, bem como suas Metas e Objetivos. Com esses pontos bem delineados, é então possível traçar qual o caminho a empresa deve seguir para então atingir os seus objetivos.
Muitos se perguntam: mas é realmente necessário levantar todas essas informações? Não basta simplesmente ter a ideia e estabelecer como deve ser implantada para que funcione? Isso pode até dar certo, mas convenhamos que é muito arriscado. Muitas empresas tem problemas em simplesmente implantar uma nova ideia sem analisar todos os pontos envolvidos. Pular as etapas não tornaria esse estudo nada eficiente. Se o planejamento estratégico será feito então esse deve ser completo.
Assim, a nova implantação deverá ir de encontro ao o que a empresa possui como missão, como seu negócio é feito e como está inserida a empresa no mercado. Seguindo estes passos será possível obter uma boa resposta dos clientes internos e externos. Com isso, estabelece-se então as estratégias a serem seguidas para atingir esses objetivos e metas; mantendo uma programação de o que deve ser feito por quem e em qual cronograma para que seja possível sua aplicação. Então as ações passam a ser executadas, sempre sob constante análise, tornando possível identificar o que está ou não funcionando e o que deve ou não ser alterado com o intuito melhorar os resultados.

A importância de uma ajuda especializada

Por se tratar de um processo complexo, recomenda-se a que a empresa possua uma consultoria especializada para acompanhar todo o processo, desde levantar todos os dados e informações relevantes, bem como quais os passos devem ser seguidos e se sua aplicação está ou não eficiente. Nós da Duplo Foco somos especializados em fazer esse tipo de estudo, e como parte de nosso comprometimento com nossos clientes, temos para o Planejamento Estratégico da sua empresa a garantia sem buocracia; ou seja: uma vez feito o estudo e sugeridas as ações para atingir o objetivo de sua empresa, passados três meses nós verificamos junto à sua empresa se o plano realmente funcionou e fazemos uma validação para corrigir eventuais pontos negativos identificados; garantindo que aquilo que foi planejado seja realmente efetivo para o crescimento do seu negócio.
Confira na próxima semana o artigo sobre o segundo pilar da Gestão Estratégica que são os Cenários Prospectivos.
Leia o artigo primeiro artigo da série que trata do Planejamento Estratégico e os outros três pilares da Gestão Estratégica.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: