Loading...
25 de abril de 2012

Gestão Estratégica – Inteligência Competitiva

Imagem mostrando o cérebro tendo uma idéia com uma lâmpada acesa dentroApós entender do que se trata Planejamento Estratégico e Cenários Prospectivos, exploraremos agora o terceiro e último pilar da Gestão Estratégica: a Inteligência Competitiva.


Quando falamos em inteligência competitiva, falamos da coleta, análise e repasse das informações que auxiliam a empresa na tomada de decisões estratégicas, além de colaborar com a sua capacidade e habilidade de concorrência, visto lhe dar maior conhecimento sobre o ambiente externo, ampliando sua visão de mercado.
Assim, seu maior papel é auxiliar a empresa a entender não apenas o mercado em que está inserida, mas também como seus concorrentes se comportam. Dá uma visão geral de como os acontecimentos no mundo influem no seu negócio. Com um mercado e competição cada vez mais acirrados, todo e qualquer conhecimento a mais e um diferencial importantíssimo. É fundamental para enfrentar quaisquer mudanças que possam vir a ocorrer, pois, mais importante que reagir a determinado acontecimento, é agir de maneira a prevenir eventuais conseqüências negativas, ou ainda a se aproveitar das positivas.
Com o uso da Inteligência Competitiva, é possível então que a sua empresa se antecipe frente à concorrência e maximize seu sucesso não só a curto, mas a longo prazo, traçando e executando estratégicas competitivas eficientes. Podemos assim citar como vantagens da sua utilização a identificação de oportunidades e ameaças; a obtenção de conhecimento relevante para formulação do planejamento estratégico; minimizar surpresas vindas do mercado externo e da concorrência; compreender o impacto que as ações tomadas tem frente ao mercado, a concorrência e a própria estratégia traçada e sustentar o negócio.
A utilização da inteligência competitiva como ferramenta estratégica então é bom para meu negócio? Sim, e muito. Além dos motivos já expostos, é importante dizer que, embora a inteligência competitiva agregue grande valor e traga reais vantagens para seu negócio; poucas empresas conhecem e sabem utilizar essa ferramenta estratégica. Assim, empregá-la na sua empresa como parte de uma boa e eficiente gestão estratégica, lhe dá uma vantagem considerável frente ao mercado.
Compreendendo sua aplicação e a utilizando com inteligência, a empresa fica mais esperta e flexível frente às instabilidades, mudanças e inovações que possam surgir, ganhando terreno de seus concorrentes, pois são vistas com inovadoras e visionárias por seus clientes. Eles percebem que a empresa sabe lidar com as novidades e mudanças e que assim compreendem melhor suas necessidades, pois já se anteciparam à elas. Inovação hoje em dia é fundamental para que se possa crescer e obter o tão sonhado sucesso.
Assim, nós da Duplo Foco encerramos a nossa série de artigos sobre Gestão Estratégica, mostrando o quanto é importante estar ligado no que acontece não apenas dentro da sua empresa, mas fora dela. O sucesso só é possível com muito estudo, planejamento e compreensão de todas informações percebidas. Uma bem estruturada gestão é fundamental.

Conte conosco para melhor entender todos esses aspectos e fazer com que sua empresa se destaque frente as demais.

%d blogueiros gostam disto: