Muito se fala de planejamento estratégico e sua importância para o desenvolvimento de uma empresa. Entretanto, muitas empresas fazem grandes e brilhantes planos estratégicos, mas passada a fase desenvolvimento, no momento de executa-lo não conseguem seguir aquilo que se propuseram a fazer.
É preciso além de se planejar, saber como fazer com que tudo aquilo que foi proposto seja seguido e atingido. Assim, um líder necessita estabelecer uma disciplina de execução e segui-la à risca para obter resultados significativos.
Bem como é “fácil” se estabelecer um planejamento, também é relativamente simples propor uma rotina de execução. O problema é sempre seguir o proposto. Costuma-se confundir por exemplo pessoas que trabalham muito com eficiência.
Não necessariamente aquele que mostra mais tempo de serviço é mais eficaz. O funcionário – ou líder – eficaz, é aquele que sabe honrar com seus compromissos e metas; podendo fazer isso sozinho ou em grupo e em pouco ou muito tempo. O importante – e isso que deve ser levado em consideração – é a execução em si.
O problema – ou um dos problemas – da execução é que as pessoas pensam nela como um ponto tático do negócio, uma responsabilidade dos lideres que, por sua vez, delegam aos funcionários para se concentrar em outras tarefas. Entretanto isso não é real. Ao líder cabe não apenas delegar, mas sim se envolver nas tarefas de execução. Ele deve não apenas estabelecer uma técnica ou rotina a ser seguida, mas dominar – e seguir – aquilo que foi por ele estabelecido, seguindo de perto cada uma das etapas para garantir seu sucesso.
Execução na Gestão
Qualquer líder de negócios, independente da empresa, ramo ou nível em que se encontra, deve dominar a disciplina da execução, pois esse é o caminho a ser seguido para consolidar sua credibilidade com a empresa e seus superiores.
Ter o conhecimento da disciplina da execução é um grande diferencial no mundo dos negócios e traz grande vantagem competitiva. Coloca-la em prática- e não apenas conhece-la – é fundamental assim para se obter bons resultados e se destacar no mercado.
Esse é o objetivo dessa série de artigos que faremos para explicar a execução e seus mecanismos.
Fonte: Execução – Ram Charan