Estruturação do Negócio para MPE

Estruturação do Negócio para MPE

Uma vez concluído o planejamento estratégico, é feita a estruturação dos negócios, verificando quais as competências essenciais da empresa; ou seja, apontar quais funções a tornam única diante da concorrência. Com isso definido, é possível então que se estabeleça como a empresa deverá ser estruturada para que os objetivos determinados sejam alcançados.
Essa definição de como a empresa deverá se estruturar – como o trabalho será feito e dividido, como a hierarquia da empresa funcionará, como será feita a comunicação e coordenação – trata-se do modelo organizacional da empresa. Para que a estruturação se dê, também é necessário que se desenvolva o modelo operacional, financeiro e de marketing.
O modelo operacional é a representação do negócio de maneira concreta, que apontará como os serviços serão prestados; estabelecendo os processos, as tecnologias e os recursos necessários para que funcione. Já o modelo financeiro diz respeito à formulação de projeções quanto ao investimento feito e o seu retorno.
Também é necessário que se estabeleça um modelo de marketing , eficaz para que a empresa consiga mais clientes e consequentemente ganhe mais dinheiro para se manter. Leva-se em consideração para definir o modelo a se utilizar a determinação do mercado alvo, bem como este é segmentado; como o produto ou serviço será posicionado; qual será a imagem e como será feita a comunicação, distribuição e comercialização.
Uma vez esse modelos bem estabelecidos, pode-se dizer que o negócio está bem estruturado e pronto para enfrentar o mercado de maneira mais agressiva e bem sucedida.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: