Uma vez concluído o planejamento estratégico, é feita a estruturação dos negócios, verificando quais as competências essenciais da empresa; ou seja, apontar quais funções a tornam única diante da concorrência. Com isso definido, é possível então que se estabeleça como a empresa deverá ser estruturada para que os objetivos determinados sejam alcançados.
Essa definição de como a empresa deverá se estruturar – como o trabalho será feito e dividido, como a hierarquia da empresa funcionará, como será feita a comunicação e coordenação – trata-se do modelo organizacional da empresa. Para que a estruturação se dê, também é necessário que se desenvolva o modelo operacional, financeiro e de marketing.
O modelo operacional é a representação do negócio de maneira concreta, que apontará como os serviços serão prestados; estabelecendo os processos, as tecnologias e os recursos necessários para que funcione. Já o modelo financeiro diz respeito à formulação de projeções quanto ao investimento feito e o seu retorno.
Também é necessário que se estabeleça um modelo de marketing , eficaz para que a empresa consiga mais clientes e consequentemente ganhe mais dinheiro para se manter. Leva-se em consideração para definir o modelo a se utilizar a determinação do mercado alvo, bem como este é segmentado; como o produto ou serviço será posicionado; qual será a imagem e como será feita a comunicação, distribuição e comercialização.
Uma vez esse modelos bem estabelecidos, pode-se dizer que o negócio está bem estruturado e pronto para enfrentar o mercado de maneira mais agressiva e bem sucedida.