Energias Renováveis

Energias Renováveis

Olá, tudo bem?

Nós havíamos falado sobre energias renováveis…

Então vamos para o Mundo Fantástico e sustentável das energias limpas.

Energia Solar

Bom, para começar a energia solar, o sol, é a fonte de energia mais abundante do mundo a radiação solar atinge todos os cantos da superfície terrestre e é capaz de gerar energia elétrica suficiente para atender a demanda Global atual em dez mil vezes continuar mente dados Estados Unidos de 2016. A energia solar pode ser utilizada em qualquer lugar na superfície do planeta e no espaço e não envolve nenhum custo de combustível além de ser limpa e sustentável pois sua geração não envolve a emissão de gases de efeito estufa e sua fonte é renovável. O sol gera energia nas horas de maior demanda capacitando uma tecnologia comprovada visto que é utilizada a mais de 60 anos possibilitando a geração distribuída sendo facilmente instalada em lugares remotos e de diversas características com baixa complexidade de implementação e abundância dos materiais que compõem seus equipamentos.

Interessante é que podemos classificar a energia solar em sistemas de energia solar fotovoltaica, energia solar, química.

Energia Solar Química

A energia solar química pode ser gerada por meio de diversos processos que geram energia pela absorção da luz do sol em uma reação química similar a fotossíntese nas plantas sem a utilização de organismos vivos nenhuma tecnologia solar química é ainda comercial comercialmente viável e os processos Solares químicos São relativamente desconhecidos na indústria de energia renovável hoje.

Energia Solar Térmica

Energia solar térmica é uma das mais famosas de energia solar é uma tecnologia conhecida de todas.  Ela utiliza a energia do sol para geração de energia térmica calor sistemas de aquecimento solar.  Utilizam módulos Solares os chamados coletores que utiliza o calor do sol para aquecimento de água que é armazenado em cilindros de água quente sistemas de aquecimento solar podem ser utilizados para aquecimento de água aquecimento de residências e processos industriais de aquecimento e resfriamento. 

 Energia solar térmica também pode ser utilizada para produção de eletricidade; o sol aquece um fluido normalmente óleo sintético que move um sistema que produz eletricidade dependendo do processo o fluido aquecido entre 460 e 600 graus celsius e a eletricidade é produzida em uma turbina a vapor. Outra tecnologia que utiliza energia solar térmica para a produção de eletricidade é a utilização de refletores parabólicos ou seja espelhos curvados ou Torres que concentram a luz do sol que servem a água e produzem vapor.  Como a tecnologia com centro de solar Power CSP entre outras, são tecnologias mais caras e econômicas e economicamente viáveis em regiões como o Deserto do Atacama do Saara entre outras nas quais é possível a produção em larga escala.

Energia solar fotovotaica

A energia solar fotovoltaica é a mais utilizada no mundo para a produção de eletricidade e é o que permite o maior desempenho pós-fotovoltaicas- converter energia solar no processo de conversão de luz(fótons) solar em eletricidade (elétrons) o chamado efeito fotovoltaico descoberto em  1839.

Os módulos fotovoltaicos utilizados hoje em casas e usinas fotovoltaicas são feitos de células solares laminadas em módulos ou filmes que podem ser conectados ou não a rede de distribuição de energia elétrica. Como exemplo prático uma residência familiar utiliza entre 5 e 10 módulos fotovoltaicos para gerar eletricidade para toda a casa.  Os módulos podem ser montados em um ângulo fixo ou sobre estruturas de apoio que seguem o sol (seguidores solares ou trackers), que possibilitam a captura de mais irradiação e, consequentemente, gerando mais eletricidade. Para tal, de início, é necessário que o padrão dos seus equipamentos elétricos que estejam de acordo com o padrão da sua concessionária, mas esse assunto para os nossos próximos posts e demais informações.

Um abraço e até a próxima.

Referências

3M RENEWABLE ENERGY. Home. [s.l.]: 3M Renewable Energy, 2017. Disponível em: <http:// www.3m.com.br/3M/pt_BR/energia-br/>. Acesso em: 22 fev. 2017.

ABB. Home. [s.l.]: ABB, 2017. Disponível em: <http://new.abb.com/br>. Acesso em: 22 fev. 2017.

ABEAMA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E MEIO AMBIENTE. Home. Rio de Janeiro: ABEAMA, 2017. Disponível em: <http://www.abeama.org.br/index.html>. Acesso em: 8 jan. 2017.

ABENS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR. Estatuto. João Pessoa: ABENS, 2017. Disponível em: <http://www.abens.org.br/estatuto-abens.php>. Acesso em: 8 jan. 2017.

ABGD – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA. Sobre a ABGD. São Paulo: ABGD, 2017. Disponível em: <https://www.geracaodistribuida.org/sobre-a-abgd>. Acesso em: 8 jan. 2017.

ABINEE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA. Propostas para inserção da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira. São Paulo: ABINEE, 2012. Disponível em: <http://www.abinee.org.br/informac/arquivos/profotov.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2017.

______. Institucional ABINEE. São Paulo: ABINEE, 2017. Disponível em: <http://www. abinee.org.br/abinee/abinee.htm>. Acesso em: 8 jan. 2017.

ABSOLAR – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. Grupo de Trabalho Cadeia Produtiva. Iniciativas e propostas. São Paulo: ABSOLAR, 2017a. 14 slides.

______. Quem somos. São Paulo: ABSOLAR, 2017b. Disponível em: <http://www.absolar. org.br/quem-somos.html>. Acesso em: 8 jan. 2017.

______. Tributação. São Paulo: ABSOLAR, 2017c. 1 slide.

 

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: