
Assim, quando contratam uma consultoria, alguns procedimentos são adotados, como por exemplo ter plena noção do conhecimento que o consultor possui para que possa efetivamente ajudar a empresa; sendo que geralmente a pessoa que executa a consultoria é a mesma que a vendeu.
Ademais, por não estarem familiarizados com como se dá uma consultoria, buscam sempre profissionais que não apenas entendam do assunto, mas que passem segurança e todas as informações necessárias para que assimilem o processo e seu desdobramento. Isso é essencial para que sintam confiança de que a contratação é necessária e também de que servirá de algo para a MPE.
Para as MPEs, é preciso um acompanhamento mais aprofundado e próximo, sendo que, no que diz respeito aos relatórios a serem entregues ao final da consultoria, esses não podem se restringir a somente dar diagnósticos e recomendações, vez que isso seria muito abstrato para a empresa. Assim, além de fornecer o relatório, o consultor deve também acompanhar a implantação ou não de suas sugestões.
Isso é feito não apenas com o acompanhamento pós-relatório, mas também durante todo o processo, junto aos proprietários e funcionários, vez que a cooperação desses é fundamental para o sucesso de quaisquer implantações e mudanças.
Ao analisar o processo de consultoria para MPEs, vemos que a relação entre empresário e consultor é muito mais próxima e assim se faz necessária que haja confiança de ambas as partes para que o serviço seja bem executado e que o seu sucesso seja garantido.
Se faz necessário que o profissional contratado, além de possuir profundos conhecimentos de consultoria, saiba dessas peculiaridades das MPEs para que a satisfação do cliente seja garantida.





