Quando falamos em consultoria para Micro e Pequenas Empresas, notamos alguns pontos que a diferencia da consultoria para grandes empresas. Isso ocorre justamente por se tratar de empresas pequenas, seus proprietários buscam resultados palpáveis ao invés de soluções para um futuro baseadas em projeções.
Assim, quando contratam uma consultoria, alguns procedimentos são adotados, como por exemplo ter plena noção do conhecimento que o consultor possui para que possa efetivamente ajudar a empresa; sendo que geralmente a pessoa que executa a consultoria é a mesma que a vendeu.
Ademais, por não estarem familiarizados com como se dá uma consultoria, buscam sempre profissionais que não apenas entendam do assunto, mas que passem segurança e todas as informações necessárias para que assimilem o processo e seu desdobramento. Isso é essencial para que sintam confiança de que a contratação é necessária e também de que servirá de algo para a MPE.
Para as MPEs, é preciso um acompanhamento mais aprofundado e próximo, sendo que, no que diz respeito aos relatórios a serem entregues ao final da consultoria, esses não podem se restringir a somente dar diagnósticos e recomendações, vez que isso seria muito abstrato para a empresa. Assim, além de fornecer o relatório, o consultor deve também acompanhar a implantação ou não de suas sugestões.
Isso é feito não apenas com o acompanhamento pós-relatório, mas também durante todo o processo, junto aos proprietários e funcionários, vez que a cooperação desses é fundamental para o sucesso de quaisquer implantações e mudanças.
Ao analisar o processo de consultoria para MPEs, vemos que a relação entre empresário e consultor é muito mais próxima e assim se faz necessária que haja confiança de ambas as partes para que o serviço seja bem executado e que o seu sucesso seja garantido.
Se faz necessário que o profissional contratado, além de possuir profundos conhecimentos de consultoria, saiba dessas peculiaridades das MPEs para que a satisfação do cliente seja garantida.