Uma vez compreendido que o consultor empresarial é um conselheiro e não um gerente; temos que entender quais suas características e habilidades.
Assim, o consultor possui bem estabelecidas características divididas em categorias: comportamentais, de conhecimento e de habilidade.
Além de conhecimentos em administração, também precisa ter então outras qualidades, das quais podemos destacar: a necessidade de se ter atitude racional, proatividade, bom relacionamento interpessoal, interesse no negócio, ser comprometido, ter pensamento estratégico, saber trabalhar em equipe, ter uma visão inovadora, ser realista, saber resolver conflitos e possuir raciocínio lógico, rápido e realista.
Vê-se que é necessário não apenas conhecimentos técnicos em administração, economia e política; mas também diversas características interpessoais. Deve desenvolver com o seu conhecimento um conjunto de habilidades que englobem seus atributos pessoais, interpessoais e instrumentais.
É uma pessoa de fora da empresa que deve estar habilitada a entende-la e entender também as pessoas que dela fazem parte para só então confrontar o mercado, a política e todos os cenários possíveis. Uma pessoa que não possua manejo interpessoal, por exemplo, não poderia exercer essa atividade com a desenvoltura necessária. Por isso a grande quantidade de características e habilidades necessárias a um bom profissional de consultoria.
Empresas especializadas, como a Duplo Foco, contam com esse tipo de profissional para melhor auxiliar sua empresa em seu desenvolvimento e sucesso.