Como vender bem em qualquer época do ano?

Como vender bem em qualquer época do ano?

Quer vender bem o ano todo? Então esse artigo é para você!
Confira dicas de como superar as épocas de baixa procura e saiba também como aproveitar os momentos de alta nas vendas.
A sazonalidade é um fenômeno que afeta toda e qualquer empresa, não importa em qual área de mercado ela se insira.
No entanto, talvez você não saiba, mas é possível sim contornar os efeitos desse fenômeno e não deixar a flutuação das demandas influenciar negativamente as suas vendas.
Nesse artigo nós compartilhamos algumas dicas sobre como vender bem em qualquer época do ano e manter a boa lucratividade do seu negócio mesmo em períodos de baixa procura.
Ansioso para descobrir? Vamos lá então:
1. Planeje-se com antecedência
O planejamento deve ser feito com antecedência e deve incluir:
• levantamento dos recursos necessários;
• organização do estoque de acordo com as demandas previstas;
• preparação das equipes;
• organização da estrutura física de acordo com esses períodos;
• definição das estratégias a serem utilizadas, tais como promoções, condições especiais de pagamento, cupons de desconto ou vale-presentes.
Cabe comentar que dessa maneira será possível não apenas contornar os períodos de sazonalidade negativa e já antever qualquer problema que possa acontecer, mas também ter um maior aproveitamento dos momentos de alta nas vendas. Desse modo evitará passar por situações como escassez de matéria-prima ou estoque desatualizado, por exemplo.
E lembre-se: um planejamento eficiente não pode se limitar apenas a definir as demandas ideais, mas também deve incluir investimentos em serviços de qualidade, para assim fidelizar os clientes sazonais.
2. Use o marketing sazonal
Já ouviu falar em marketing sazonal? Use e abuse dele. Rastreie as datas comemorativas e adeque suas ofertas a essas temporadas de alta procura.
Caso queira apresentar um novo produto ao mercado, faça-o em períodos de maior adesão do seu público-alvo.
Já nos momentos de baixa demanda invista em ações de marketing que mantenham a sua marca em evidência.
3. Faça os ajustes necessários
Você fez um bom plano, colocou em prática as estratégias de marketing sazonal e ainda assim está tendo alguns prejuízos devido à flutuação das demandas? E agora? É hora de fazer os ajustes necessários.
Pode ocorrer, por exemplo, de você elaborar um excelente plano, mas estar esbarrando no modo como os produtos estão sendo expostos. Ou seja, um detalhe pode entravar todo o processo.
Por isso é indispensável fazer o acompanhamento constante das ações e resultados. As métricas e relatórios estão aí para serem analisados, não é mesmo?
Seja ágil em fazer as correções e tenha em mente que a flexibilidade é uma virtude indispensável no mundo dos negócios, pois é normal que obstáculos surjam ao longo do processo.
4. Revise o seu catálogo
E, caso necessário, atualize-o. Avalie quais produtos ou serviços podem ser incorporados, mesmo que temporariamente.
Também fique de olho nas tendências de mercado. Monitore os seus concorrentes e acompanhe as mudanças de gostos e preferências do seu público.
Em suma, quanto mais preparada a sua empresa estiver, maiores são as chances de manter uma boa performance de vendas e faturar bem o ano todo. Portanto, utilize as estratégias adequadas para superar as épocas de baixa no mercado e aproveite todo o potencial dos períodos com alta demanda de consumo.
E então? Esse post foi útil para você? Está cheio de ideias a serem aplicadas no planejamento de vendas da sua empresa?
Então as coloque em prática agora mesmo e veja as vendas da sua empresa aumentarem substancialmente.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: