Como elaborar um Como elaborar um Plano de Marketing Parte 5

Como elaborar um Como elaborar um Plano de Marketing Parte 5

Uma vez compreendido o mecanismo do planejamento: a cada etapa definir os Ps que devem ser priorizados e então determinar as ações e decisões que se deve executar, vamos então a cada uma das etapas de AIDALA, ou seja, quais as perguntas que devem ser respondidas para se atingir os resultados pretendidos.
A primeira etapa é a da atenção. Deve-se pensar o que deve ser feito para chamar atenção do melhor (maior) número de clientes potenciais. Não perca de vista que clientes potenciais são aqueles que podem se interessar pelo seu produto ou serviço, que já nos faz pensar na segunda etapa de AIDALA: interesse. Esse é o momento de pensar como fazer com que o melhor (maior) número desses clientes considerados potenciais se interessem pela sua empresa, produto ou serviços.
Após isso, pense como despertar o desejo nesses consumidores: o que deve ser feito para que seus clientes desejem adquirir seus produtos ou serviços? Como atraí-los de uma maneira que pensem que sua empresa é necessária para que consigam saciar esse desejo.
Uma vez chamada sue atenção, despertado o interesse e o desejo, entramos na etapa da aquisição e como esta deve ser facilitada. Priorizando o preço talvez? Ou fazendo promoções que chamem a sua atenção e torne tudo ainda mais tentador?
Essas quatro primeiras etapas (atenção, interesse, desejo e aquisição), após atingidas, puxam outras duas importantíssimas no que diz respeito à sua manutenção: as etapas da lealdade e apóstolado; ou seja: após o cliente atraído pelo seu produto/serviço, como fazer para que eles se tornem leais à sua empresa? E mais: que uma vez que se tornem fiéis à ela, o que fazer para incentivá-los a divulgá-la para seus amigos, conhecidos e familiares.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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