Como dissemos anteriormente, feitas as anotações e estudo pertinentes para determinar o posicionamento de seu negócio, entramos no planejamento de marketing e vendas. Esse é o momento em que cada etapa do AIDALA será estudada juntamente com o que deve ser priorizado para atingir os resultados pretendidos e quais as decisões e ações que devem ser tomadas pela empresa para se atingir esses objetivos.
Lembra dos 4 Ps, que dissemos que serão necessários nesse momento? Pois bem. A cada etapa, a cada pergunta, deve-se marcar qual deles serão utilizados para atingir esse objetivo. Vamos ver isso em uma delas para um melhor entendimento:
Uma das etapas diz respeito à atenção: o que se deve fazer para chamar a atenção do maior – e melhor – número de clientes potenciais possíveis? Nesse momento vemos o que deve ser priorizado: é a praça? o preço? o produto ou as promoções? Por exemplo, se determinou no posicionamento do negócio que deseja atingir clientes que residam em determinada região, ao analisar a atenção, praça deve ser um ponto importante. Caso tenha analisado que quer que seus clientes sejam da classe C, por exemplo, o preço passa a ser prioridade nesse momento.
Uma vez escolhidos os Ps que devem ser priorizados, deve-se então anotar quais as ações e decisões que devem ser executadas. Se quer abaixar o preço, por exemplo, deve-se nesse momento buscar fornecedores mais competitivos que façam com que ele possa ser derrubado.
Lembre-se de ser realista quanto à sua empresa, seu produto e àquilo que pretende para que o planejamento seja o mais fiel possível à realidade de sua empresa e ao o que pode ou não realmente ser feito. O objetivo da ferramenta é facilitar seu planejamento em marketing e vendas com baixo custo: não perca isso de vista.