Como elaborar um Plano de Marketing – Parte 4

Como elaborar um Plano de Marketing – Parte 4

Como dissemos anteriormente, feitas as anotações e estudo pertinentes para determinar o posicionamento de seu negócio, entramos no planejamento de marketing e vendas. Esse é o momento em que cada etapa do AIDALA será estudada juntamente com o que deve ser priorizado para atingir os resultados pretendidos e quais as decisões e ações que devem ser tomadas pela empresa para se atingir esses objetivos.
Lembra dos 4 Ps, que dissemos que serão necessários nesse momento? Pois bem. A cada etapa, a cada pergunta, deve-se marcar qual deles serão utilizados para atingir esse objetivo. Vamos ver isso em uma delas para um melhor entendimento:
Uma das etapas diz respeito à atenção: o que se deve fazer para chamar a atenção do maior – e melhor – número de clientes potenciais possíveis? Nesse momento vemos o que deve ser priorizado: é a praça? o preço? o produto ou as promoções? Por exemplo, se determinou no posicionamento do negócio que deseja atingir clientes que residam em determinada região, ao analisar a atenção, praça deve ser um ponto importante. Caso tenha analisado que quer que seus clientes sejam da classe C, por exemplo, o preço passa a ser prioridade nesse momento.
Uma vez escolhidos os Ps que devem ser priorizados, deve-se então anotar quais as ações e decisões que devem ser executadas. Se quer abaixar o preço, por exemplo, deve-se nesse momento buscar fornecedores mais competitivos que façam com que ele possa ser derrubado.
Lembre-se de ser realista quanto à sua empresa, seu produto e àquilo que pretende para que o planejamento seja o mais fiel possível à realidade de sua empresa e ao o que pode ou não realmente ser feito. O objetivo da ferramenta é facilitar seu planejamento em marketing e vendas com baixo custo: não perca isso de vista.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: