Uma vez feitas todas as anotações pertinentes quanto ao perfil de cliente desejado pela empresa, devemos então – ainda com base nos critérios de posicionamento da empresa – fazer o mesmo quanto a como o negócio deve ser percebido pelo público-alvo. Ou seja, dentro daquele cliente desejado, como você quer que seu negócio seja visto?
Pense que você já conseguiu a atenção daqueles que deseja, mas e daqui para frente? Quais benefícios você espera que eles percebam e valorizem no seu negócio? Como os clientes já existentes chamarão novos e como esses novos vão compreender – e eventualmente divulgar – seu produto?
Esse passo é necessário pois, de nada adianta você desejar atingir x pessoas se não sabe o que isso realmente trará de benefícios ou não para sua empresa. Pode ser um desejo que se tenha consumidores de determinada classe social, mas será que eles se interessarão pelo seu produto? Ou ainda se o divulgarão e se torarão fiéis a sua empresa, ou isso será só um consumismo temporário?
Tudo isso deve ser levado em consideração nessa etapa para que mais à frente não se perca em um planejamento sem estrutura. O que se deseja deve estar bem alinhado com a realidade para que todo esse estudo não seja em vão.
Após determinado qual o posicionamento do seu negócio que partiremos então para o planejamento de marketing e vendas em si, pegando cada etapa e vendo aquilo que se deve priorizar. Estudaremos cada etapa mais detalhadamente a seguir.