Loading...
10 de outubro de 2012

Como elaborar um Plano de Marketing – Parte 0

Como dissemos anteriormente, a ferramenta AIDALA é composta por seis etapas que devem ser seguidas pelo empreendedor; isso, somado aos conceitos dos 4Ps. A cada etapa, o empreendedor deve tomar decisões sobre cada um desses pontos baseado num posicionamento pré-determinado de qual o posicionamento que pretende que sua empresa ou produto tenha no mercado.
Cada etapa tem uma pergunta central a ser considerada, que então, a partir de sua resposta chegará, o empreendedor em certas ações e decisões; sobre o que deve ser feito quanto ao posicionamento do produto, preço, promoções e praça (conceitos dos 4Ps) para poder criar interesse dos consumidores, lançando mão de poucos recursos. A chave dessa ferramenta é, por sinal, justamente essa: conseguir o sucesso e ter bons e fieis clientes sem ter que fazer investimentos astronômicos.
Sendo assim, temos para a aplicação da AIDALA os seguintes pontos a serem levantados:
1) Atenção: deve-se questionar como chamar atenção dos potenciais clientes, como eles podem ser atraídos para sua empresa;
2) Interesse: como fazer com que esses potenciais clientes se interessem pelos seus produtos e serviços. Não basta chamar atenção somente.
3) Desejo: o cliente teve sua atenção e se interessou pelo produto, mas o quanto ele realmente o deseja?
4) Ação: Após conquistar o interesse, atenção e desejo, como então facilitar a compra desse produto ou serviço para que o cliente fique satisfeito?
5) Lealdade: após concluir uma aquisição, como fidelizar esse cliente?
6) Apóstolo: uma vez a lealdade conquistada, como então fazer com que esse cliente divulgue o seu produto e atue como uma ferramenta de marketing da sua empresa?
Uma vez com as respostas dessas perguntas em mãos, você terá um material importantíssimo para desenvolver e fazer com que seus objetivos sejam atingidos. Na sequência desenvolveremos mais o como aplicar AIDALA em seu negócio.

%d blogueiros gostam disto: