Como elaborar um Plano de Marketing – Parte 0

Como elaborar um Plano de Marketing – Parte 0

Como dissemos anteriormente, a ferramenta AIDALA é composta por seis etapas que devem ser seguidas pelo empreendedor; isso, somado aos conceitos dos 4Ps. A cada etapa, o empreendedor deve tomar decisões sobre cada um desses pontos baseado num posicionamento pré-determinado de qual o posicionamento que pretende que sua empresa ou produto tenha no mercado.
Cada etapa tem uma pergunta central a ser considerada, que então, a partir de sua resposta chegará, o empreendedor em certas ações e decisões; sobre o que deve ser feito quanto ao posicionamento do produto, preço, promoções e praça (conceitos dos 4Ps) para poder criar interesse dos consumidores, lançando mão de poucos recursos. A chave dessa ferramenta é, por sinal, justamente essa: conseguir o sucesso e ter bons e fieis clientes sem ter que fazer investimentos astronômicos.
Sendo assim, temos para a aplicação da AIDALA os seguintes pontos a serem levantados:
1) Atenção: deve-se questionar como chamar atenção dos potenciais clientes, como eles podem ser atraídos para sua empresa;
2) Interesse: como fazer com que esses potenciais clientes se interessem pelos seus produtos e serviços. Não basta chamar atenção somente.
3) Desejo: o cliente teve sua atenção e se interessou pelo produto, mas o quanto ele realmente o deseja?
4) Ação: Após conquistar o interesse, atenção e desejo, como então facilitar a compra desse produto ou serviço para que o cliente fique satisfeito?
5) Lealdade: após concluir uma aquisição, como fidelizar esse cliente?
6) Apóstolo: uma vez a lealdade conquistada, como então fazer com que esse cliente divulgue o seu produto e atue como uma ferramenta de marketing da sua empresa?
Uma vez com as respostas dessas perguntas em mãos, você terá um material importantíssimo para desenvolver e fazer com que seus objetivos sejam atingidos. Na sequência desenvolveremos mais o como aplicar AIDALA em seu negócio.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: