Para aplicar AIDALA em sua empresa, há um formulário, elaborado pelo professor do Insper, Marcelo Nakawa que auxilia o empreendedor em organizar suas ideias e de seus colaboradores para então, uma vez alinhadas poderem ser desenvolvidas. Essas ideias desenvolvidas, pode-se colocar em prática para conseguir atingir o fim pretendido: clientes leais e que divulguem seu negócio.
Como já falamos anteriormente, em cada etapa é necessário aplicar o conceito dos 4Ps, priorizando cada um deles quando necessário para atingir o resultado pretendido. Por exemplo, ao se priorizar a Praça, pode-se conseguir determinada atenção, de um público maior ou menor, conforme onde estiver localizado. Já ao colocar em primeiro lugar o Preço, pode-se então atingir determinada fatia do mercado jogando ele para baixo ou para cima. O mesmo para os demais Ps: promoção e produto).
Tudo deve ser muito bem estudado e determinado para que os objetivos traçados sejam alcançados. Uma vez desenhado que se quer atingir tal fatia do mercado, de x local, com determinado perfil, então os Ps são utilizados separadamente – ou ainda juntos – para então conseguir esse resultado. Saber a real necessidade de utilizar/priorizar cada um dos Ps é determinante para que AIDALA seja bem aplicada e surta os resultados pretendidos.
Uma outra dica importante, é, antes de aplicar os 4Ps do marketing em cada um dos pontos a serem estudados, acrescentar a análise SWOT (pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças) para corrigir eventuais erros e falhas na empresa para, a partir delas sanadas começar com um novo planejamento.
Lembre-se que cada empresa é como um relógio e cada engrenagem deve estar em perfeito funcionamento para que as demais assim também estejam.