Como ações na área Comercial e de Marketing podem ajudar suas vendas?

Como ações na área Comercial e de Marketing podem ajudar suas vendas?

Com clientes mais exigente após as transformações digitais, os modos de aproximação aos clientes mudaram, se tornando muito mais passiva do que ativa. Áreas como a comercial e de marketing que antes eram mais afastadas, precisam se unir para garantir vantagens competitivas.

A necessidade das empresas de inovarem para manterem sua relevância aumentou e muito, utilizando os meios digitais como os canais de comunicação online para oferecer a melhor experiência ao cliente. A melhor solução para a melhora nas estratégias é a união dos setores comercial e de marketing.

Antes, o papel do marketing que era o de auxiliar o setor comercial mudou, tomando muito mais a frente e necessitando a união das duas áreas para que os resultados sejam muito melhores e as suas vendas aumentem.

A seguir, veremos melhor como a união do setor comercial e de marketing contribui para melhores resultados.

A união dos setores de marketing e vendas

Mesmo com as diferenças em ambos os setores, os seus objetivos finais da área comercial e de marketing os mesmos. Para aumentar suas vendas, é ideal que os clientes tenham um relacionamento de confiança com a empresa, resultando na fidelização.

Com o trabalho combinado das áreas comercial e de marketing, se torna muito mais fácil garantir a satisfação do cliente, já que o setor comercial consegue classificar e melhorar a qualidade dos leads a partir do funil de vendas.

Como as ações em conjunto podem ajudar?

Grande parte do processo percorrido pelos possíveis clientes antes de fazer uma compra envolve a realização de pesquisas na internet.

Pensando nisso, as empresas devem se adaptar e realizar ações de marketing de conteúdo para atrair e converter clientes com conteúdos relevantes da sua área de atuação, como artigos em blogs e postagens informativas nas redes sociais.

À medida que esses possíveis clientes avançam nos estágios do funil de vendas, surge a oportunidade da área comercial (em específico o time de vendas) de entrar em contato com o cliente e fechar negócio.

Em resumo, o setor do marketing inicia com as ações de atração, nutrindo o possível cliente com conteúdos que aumentam a autoridade e aproximam a empresa do mesmo.

Ao chegar em um certo ponto de maturidade, representando um possível fechamento, é dever do setor comercial de contatar o cliente, oferecendo uma boa experiência e o fidelizando com estratégias de pós-venda, juntamente com o marketing.

Essas ações garantem uma melhora na chance de fechamento das suas vendas, com um processo muito mais estruturado que deve ser passado de forma transparente aos departamentos comercial e de marketing, para que cada um saiba o que fazer e como agir.

Principais vantagens

Entre as vantagens da união dos setores comercial e de marketing, podemos citar:

  • Melhora no conhecimento dos consumidores, facilitando as estratégias e permitindo antecipações nas ações, otimizando os processos das suas vendas e evitando cancelamentos de negociações;
  • Crescimento escalável, já que a união do setor comercial e de marketing promove estratégias baseadas em dados e métricas, garantindo que suas vendas aumentem cada vez mais e que erros sejam corrigidos com maior rapidez;
  • Diminuição dos ruídos ao longo do processo e falhas pela falta de comunicação nos departamentos comercial e de marketing, já que as metas serão compartilhadas, fazendo com que ambos os setores trabalhem com o mesmo foco.

Ainda em dúvidas se como aplicar ações conjuntas entre a área comercial e de marketing? Saiba que a Duplo Foco pode ser a solução, com uma consultoria especializada que irá fazer suas vendas decolarem!

Veja como a Duplo Foco pode te ajudar a resolver problemas relacionados a MARKETING

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: