Com clientes mais exigente após as transformações digitais, os modos de aproximação aos clientes mudaram, se tornando muito mais passiva do que ativa. Áreas como a comercial e de marketing que antes eram mais afastadas, precisam se unir para garantir vantagens competitivas.
A necessidade das empresas de inovarem para manterem sua relevância aumentou e muito, utilizando os meios digitais como os canais de comunicação online para oferecer a melhor experiência ao cliente. A melhor solução para a melhora nas estratégias é a união dos setores comercial e de marketing.
Antes, o papel do marketing que era o de auxiliar o setor comercial mudou, tomando muito mais a frente e necessitando a união das duas áreas para que os resultados sejam muito melhores e as suas vendas aumentem.
A seguir, veremos melhor como a união do setor comercial e de marketing contribui para melhores resultados.
A união dos setores de marketing e vendas
Mesmo com as diferenças em ambos os setores, os seus objetivos finais da área comercial e de marketing os mesmos. Para aumentar suas vendas, é ideal que os clientes tenham um relacionamento de confiança com a empresa, resultando na fidelização.
Com o trabalho combinado das áreas comercial e de marketing, se torna muito mais fácil garantir a satisfação do cliente, já que o setor comercial consegue classificar e melhorar a qualidade dos leads a partir do funil de vendas.
Como as ações em conjunto podem ajudar?
Grande parte do processo percorrido pelos possíveis clientes antes de fazer uma compra envolve a realização de pesquisas na internet.
Pensando nisso, as empresas devem se adaptar e realizar ações de marketing de conteúdo para atrair e converter clientes com conteúdos relevantes da sua área de atuação, como artigos em blogs e postagens informativas nas redes sociais.
À medida que esses possíveis clientes avançam nos estágios do funil de vendas, surge a oportunidade da área comercial (em específico o time de vendas) de entrar em contato com o cliente e fechar negócio.
Em resumo, o setor do marketing inicia com as ações de atração, nutrindo o possível cliente com conteúdos que aumentam a autoridade e aproximam a empresa do mesmo.
Ao chegar em um certo ponto de maturidade, representando um possível fechamento, é dever do setor comercial de contatar o cliente, oferecendo uma boa experiência e o fidelizando com estratégias de pós-venda, juntamente com o marketing.
Essas ações garantem uma melhora na chance de fechamento das suas vendas, com um processo muito mais estruturado que deve ser passado de forma transparente aos departamentos comercial e de marketing, para que cada um saiba o que fazer e como agir.
Principais vantagens
Entre as vantagens da união dos setores comercial e de marketing, podemos citar:
- Melhora no conhecimento dos consumidores, facilitando as estratégias e permitindo antecipações nas ações, otimizando os processos das suas vendas e evitando cancelamentos de negociações;
- Crescimento escalável, já que a união do setor comercial e de marketing promove estratégias baseadas em dados e métricas, garantindo que suas vendas aumentem cada vez mais e que erros sejam corrigidos com maior rapidez;
- Diminuição dos ruídos ao longo do processo e falhas pela falta de comunicação nos departamentos comercial e de marketing, já que as metas serão compartilhadas, fazendo com que ambos os setores trabalhem com o mesmo foco.
Ainda em dúvidas se como aplicar ações conjuntas entre a área comercial e de marketing? Saiba que a Duplo Foco pode ser a solução, com uma consultoria especializada que irá fazer suas vendas decolarem!