Código de Defesa do Consumidor para empresários: como evitar prejuízos

Código de Defesa do Consumidor para empresários: como evitar prejuízos

Hoje falamos sobre um custo invisível que todo empresário está sujeito a sofrer, que são prejuízos inesperados pelo ferimento dos direitos do consumidor. Por exemplo: Exigir um valor mínimo para compras em cartão de crédito, pode parecer uma prática simples e até justa para o comerciante, porém, é uma prática que certamente causariam problemas no PROCON.

Os direitos do consumidor ao seu lado

Mas não cabe ao empreendedor de sucesso cruzar os braços e reclamar das leis brasileiras. As empresas que inovam perceberam que se adequar ao Código de Defesa do Consumidor é vantajoso e aumenta a competitividade por dois motivos:

  • – A própria economia gerada ao se evitar/diminuir custos jurídicos;
  • – A credibilidade que uma marca ganha ao mostrar que respeita o consumidor.

 

Evitando espertinhos

As leis servem para auxiliar o consumidor a exercerem seus direitos. Porém, existem algumas pessoas que buscam o enriquecimento fácil e ousado, tornando-se muitas vezes pessoas oportunistas, inclusive identificadas e rechaçadas pelo Poder Judiciário. Para evitar estes casos, é necessário, além de se adequar à lei, implementar medidas preventivas no atendimento aos clientes, adotando práticas e documentos para evitar questões judiciais.

Converse com uma assessoria especializada!

Nossa equipe realizará um diagnóstico apurado, que irá identificar e ajudar empresas, sugerindo e implementando melhorias nos processos de entrega de produtos e/ou serviços, a fim de minimizar problemas como falhas de produção, de conformidade e gargalos no atendimento. Oferecemos um curso de um dia (oito horas) – que pode ser feito em grupos de empresas – e consultoria personalizada para ajudar empresas a terem o CDC como um aliado.

Os principais benefícios da consultoria são o ganho da satisfação do cliente e a redução (ou até extinção) dos custos invisíveis causados por demandas referentes ao Código de Defesa do Consumidor.

A Duplo Foco® é uma empresa de consultoria em gestão empresarial que tem 10 anos de experiência no mercado.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: