Código de Defesa do Consumidor para empresários: como evitar prejuízos

Código de Defesa do Consumidor para empresários: como evitar prejuízos

Hoje falamos sobre um custo invisível que todo empresário está sujeito a sofrer, que são prejuízos inesperados pelo ferimento dos direitos do consumidor. Por exemplo: Exigir um valor mínimo para compras em cartão de crédito, pode parecer uma prática simples e até justa para o comerciante, porém, é uma prática que certamente causariam problemas no PROCON.

Os direitos do consumidor ao seu lado

Mas não cabe ao empreendedor de sucesso cruzar os braços e reclamar das leis brasileiras. As empresas que inovam perceberam que se adequar ao Código de Defesa do Consumidor é vantajoso e aumenta a competitividade por dois motivos:

  • – A própria economia gerada ao se evitar/diminuir custos jurídicos;
  • – A credibilidade que uma marca ganha ao mostrar que respeita o consumidor.

 

Evitando espertinhos

As leis servem para auxiliar o consumidor a exercerem seus direitos. Porém, existem algumas pessoas que buscam o enriquecimento fácil e ousado, tornando-se muitas vezes pessoas oportunistas, inclusive identificadas e rechaçadas pelo Poder Judiciário. Para evitar estes casos, é necessário, além de se adequar à lei, implementar medidas preventivas no atendimento aos clientes, adotando práticas e documentos para evitar questões judiciais.

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Nossa equipe realizará um diagnóstico apurado, que irá identificar e ajudar empresas, sugerindo e implementando melhorias nos processos de entrega de produtos e/ou serviços, a fim de minimizar problemas como falhas de produção, de conformidade e gargalos no atendimento. Oferecemos um curso de um dia (oito horas) – que pode ser feito em grupos de empresas – e consultoria personalizada para ajudar empresas a terem o CDC como um aliado.

Os principais benefícios da consultoria são o ganho da satisfação do cliente e a redução (ou até extinção) dos custos invisíveis causados por demandas referentes ao Código de Defesa do Consumidor.

A Duplo Foco® é uma empresa de consultoria em gestão empresarial que tem 10 anos de experiência no mercado.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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