Cinco forças de Porter – Artigo Final

Cinco forças de Porter – Artigo Final


Vimos, ao longo de uma série de posts, o que são as Cinco Forças de Porter e como elas influenciam no seu negócio: produtos similares, concorrentes, clientes, fornecedores, mercado… tudo isso exerce pressão sobre sua empresa e devem estar em equilibrio e serem compreendidas para que se atinja o sucesso.
Quanto mais fortes forem as forças, maior é a rivalidade entre as empresas e a concorrência por produtos substitutos. Com isso, a barreira à entrada de novos concorrentes é baixa e o poder de barganha de clientes e fornecedores é bem alto.
Por outro lado, quanto mais fracas forem as forças, esse quadro muda totalmente: o poder de barganha sai das mãos de fornecedores e clientes, sendo uma menor ameaça às empresas, que passam assim a ter grandes barreiras à entrada de novos concorrentes pois não há bons produtos substitutos, tampouco rivalidade entre empresas concorrentes.
Temos assim que quando um mercado possui essas forças exercendo mais pressão, são menos atrativo e lucrativo, pois a empresa terá que lutar mais para se manter firme entre elas. Já quando as forças não são tão grandes, a pressão que exercem não chegam a prejudicar o bom andamento da empresa, sendo o mercado analisado mais atrativo e lucrativo.
Desse modo, como já dissemos anteriormente, é  preciso que o empreendedor esteja sempre atento à como essas forças estão se comportando e o quanto podem ajudar ou atrapalhar ser negócio. Os bons empreendedores são aqueles que estudam sempre sua concorrência e buscam supera-la diariamente.
O negócio precisa estar bem posicionado competitivamente : deve buscar, conquistar e manter o seu espaço, não se deixando abater pelas influências externas – e internas – que existem.
Fornecedores devem ser parceiros, os substitutos não podem ser subestimados, os novos concorrentes devem encontrar barreiras para entrar no mercado, os clientes devem ser diversificados e bem tratados. Fazendo isso constantemente, sua empresa tem uma boa vantagem em se manter – bem – no mercado e atingir o tão esperado sucesso – duradouro.
Confira os Outros Artigos da Série:
– As Cinco Forças de Porter

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: