Cinco forças de Porter – Artigo Final

Cinco forças de Porter – Artigo Final


Vimos, ao longo de uma série de posts, o que são as Cinco Forças de Porter e como elas influenciam no seu negócio: produtos similares, concorrentes, clientes, fornecedores, mercado… tudo isso exerce pressão sobre sua empresa e devem estar em equilibrio e serem compreendidas para que se atinja o sucesso.
Quanto mais fortes forem as forças, maior é a rivalidade entre as empresas e a concorrência por produtos substitutos. Com isso, a barreira à entrada de novos concorrentes é baixa e o poder de barganha de clientes e fornecedores é bem alto.
Por outro lado, quanto mais fracas forem as forças, esse quadro muda totalmente: o poder de barganha sai das mãos de fornecedores e clientes, sendo uma menor ameaça às empresas, que passam assim a ter grandes barreiras à entrada de novos concorrentes pois não há bons produtos substitutos, tampouco rivalidade entre empresas concorrentes.
Temos assim que quando um mercado possui essas forças exercendo mais pressão, são menos atrativo e lucrativo, pois a empresa terá que lutar mais para se manter firme entre elas. Já quando as forças não são tão grandes, a pressão que exercem não chegam a prejudicar o bom andamento da empresa, sendo o mercado analisado mais atrativo e lucrativo.
Desse modo, como já dissemos anteriormente, é  preciso que o empreendedor esteja sempre atento à como essas forças estão se comportando e o quanto podem ajudar ou atrapalhar ser negócio. Os bons empreendedores são aqueles que estudam sempre sua concorrência e buscam supera-la diariamente.
O negócio precisa estar bem posicionado competitivamente : deve buscar, conquistar e manter o seu espaço, não se deixando abater pelas influências externas – e internas – que existem.
Fornecedores devem ser parceiros, os substitutos não podem ser subestimados, os novos concorrentes devem encontrar barreiras para entrar no mercado, os clientes devem ser diversificados e bem tratados. Fazendo isso constantemente, sua empresa tem uma boa vantagem em se manter – bem – no mercado e atingir o tão esperado sucesso – duradouro.
Confira os Outros Artigos da Série:
– As Cinco Forças de Porter

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?