Uma Consultoria Empresarial eficiente não pode prescindir de algumas características: colaboração, imparcialidade, independência, profissionalismo e caráter investigativo. Isso sem falar em uma constante orientação e acompanhamento. Essas são características básicas para uma parceria de sucesso considerando que a consultoria analisa dados e operação da empresa para realizar um diagnóstico dos problemas antes de elaborar um plano de ação para auxiliar o empreendedor a melhorar a sua gestão.
Trata-se de um mecanismo de conhecimento da empresa, que preza por identificar e corrigir pontos negativos, bem como ressaltar os positivos e adaptá-los à realidade do mercado.
Por ser um processo colaborativo que envolve não apenas o empresário, mas um ou mais consultores, trata-se de união de esforços em busca de um objetivo comum, que é um cenário cada vez mais positivo para a empresa estudada.
Características da Consultoria Empresarial: papel o do consultor
O consultor desempenha um papel importantíssimo nesse cenário. Ele o responsável por organizar as informações recebidas, estudá-las e então elaborar um plano de trabalho. Podemos dizer que para que se caracterize um serviço de consultoria feito de forma adequada tem que existir um diagnóstico baseado na realidade da empresa e nas necessidades do cliente.
Cada empresa possui uma realidade e uma necessidade diferente. Considerando isso, o consultor deve ser uma pessoa com uma visão global. Só assim vai poder compreender as relações internas e externas da empresa. E com esse mapeamento será possível cruzar a realidade da empresa com a do mercado.
Outra característica recomendada: deve ser um serviço externo. Trata-se de uma análise independente e imparcial, portanto é importante que seja feita por alguém de fora, sem os vícios de quem vive diariamente a empresa ou mesmo sem amarras. Assim é muito mais fácil analisar cada ponto mais friamente, e propor as soluções e mudanças necessárias.
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Veja algumas razões para contar com o apoio de uma consultoria empresarial:
- Visão mais ampla do negócio
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