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2 de maio de 2012

Características da Consultoria Empresarial

Sendo a consultoria um mecanismo de conhecimento da empresa que preza por identificar e corrigir pontos negativos, bem como ressaltar os positivos e adapta-los à realidade do mercado, podemos dizer que para que seja eficiente deve possuir certas características básicas, tais sejam: colaboração, imparcialidade, independência, profissionalismo, caráter investigativo, orientação e acompanhamento.
Por ser um processo colaborativo e que envolve não apenas o empresário, mas um ou mais consultores, trata-se de união de esforços em busca de um objetivo comum, ou seja, a melhoria da empresa estudada. Assim, o consultor desempenha um papel importantíssimo, pois é ele o responsável por organizar as informações recebidas, estuda-las e então elaborar um plano de trabalho que preste à empresa para solucionar – ou ao menos minimizar – os problemas que ele enfrenta. Assim, podemos dizer que para que se caracterize um serviço de consultoria, haja um diagnóstico válido, baseado nas realidade da empresa e nas necessidades do cliente.
Cada empresa possui uma realidade empresarial e uma necessidade diferente. Assim o consultor envolvido nesse processo deve ser uma pessoa com uma visão global para que possa compreender a empresa e todas suas relações internas e externas, para que seja possível então cruzar a sua realidade com a do mercado. Trata-se a consultoria de um serviço independente e imparcial por parte do consultor em relação ao cliente e sua empresa; por isso a recomendação de que deve ser um serviço prestado por um consultor externo, pois não tem os vícios da empresa e pode assim analisa-la mais friamente, sendo também mais fácil de propor as soluções e mudanças necessárias.
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