Branding: Construindo uma marca

Branding: Construindo uma marca

A construção de uma marca é um compromisso que a instituição assume consigo mesma através de uma proposta de valor.
O produto (ou a empresa) vincula à sua marca uma identidade que deve representar, de maneira geral, a essência que esta possui. Com isso, a organização torna-se essencialmente única, o que possibilita a diferenciação desta entre os concorrentes.
O posicionamento deve ser embasado no equilíbrio de interesses que envolvem a empresa e o mercado, de modo que transpareça os objetivos da organização. Por isso é necessário que haja realizações de pesquisas e estudos do contexto histórico, cultural e, principalmente, do target. Após a realização e análise destes, é possível medir as expectativas de um sobre o outro (empresas e consumidores) e em cima das informações extraídas, determinar se a marca se vinculará com um diferencial com atributos reais ou conceituais.
Um exemplo disso é o posicionamento da Coca-Cola, que é um refrigerante, entretanto seu posicionamento é baseado no conceito do slogan da marca “Abra a Felicidade”.
Na elaboração de um posicionamento eficaz, é importante que a empresa identifique as necessidades do consumidor e passe a suprir-las, ou seja, que o produto seja vantajoso e possua importância funcional ou psicológica (relacionada a emoções).
Após a elaboração de conceitos que dão suporte à marca, é necessário que esta seja sempre nutrida e mantenha sua essência, sem deixar de se adaptar ao contexto atual, para que não seja esquecida ou passe a ser vista como antiquada.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: