Arranjos Produtivos Locais (APLs), o que são? Qual a sua importância para geração de empregos?

Arranjos Produtivos Locais (APLs), o que são? Qual a sua importância para geração de empregos?

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são conjuntos de empresas agrupadas em um mesmo local que formam cadeias produtivas de algum setor. Muitas vezes são industriais, mas também podem ser agrícolas, extrativas ou de outros segmentos. Eventualmente são chamados de “clusters”, mas independentemente da nomenclatura esse agrupamento de empresas impulsiona a competitividade e a capacidade de geração de emprego e renda. Isso acontece justamente pela sinergia decorrente das diferentes formas de integração entre seus atores. 

As instituições que fazem parte desse tipo de estrutura têm melhorias tanto em competitividade quanto em escala. Mas não é o simples agrupamento que promove isso. As empresas precisam se empenhar em habilitar e capacitar pessoas, desenvolver e implementar novas práticas de gestão. É preciso que os APLs promovam a determinação de mudar a forma de agir e pensar no mercado e região em que a empresa está inserida. 

Os APLs têm como objetivo, além de melhorar o desempenho produtivo, ajudar no desenvolvimento da economia regional. 


Os APLs têm como objetivo, além de melhorar o desempenho produtivo, ajudar no desenvolvimento da economia regional

Arranjos Produtivos Locais (APLs): potência na geração de empregos 

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com dados da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP), os 677 arranjos produtivos locais (APLs) presentes em 2.175 municípios brasileiros são responsáveis por mais de 3 milhões de empregos diretos em 59 setores da economia brasileira.  

É importante destacar a possibilidade de práticas de cooperação, interação e treinamento que os APLs trazem. Algumas das estruturas, por exemplo, dividem maquinário, outras organizam capacitação e buscam em conjunto suprir as necessidades de mercado. Além disso, a organização traz outras vantagens, como mais facilidade em organizar treinamentos e capacitação de mão de obra. Sem contar os custos que podem ser divididos. 

Para fazer parte de um APL, a empresa precisa estar situada na área de atuação do arranjo produtivo. A integração ao grupo é feita mediante análise por instituições públicas ou privadas que são as gestoras regionais dos APLs. 

 

Atuação da Duplo Foco no APL Metalmecânico – Médio Paraíba Fluminense 

A Duplo Foco realizou em 2017 o Planejamento Estratégico 2017-2019 do APL Metalmecânico- Médio Paraíba Fluminense. Foram desenvolvidas ações de curto a médio prazo e objetivos claros para cada um dos atores – entre eles o Sebrae (Escritório Regional de Volta Redonda), a Firjan (Regional de Volta Redonda), a Diretoria do Metalsul (Sindicato Metal Mecânico), representantes do governo do estado do Rio de Janeiro, além de secretários municipais de desenvolvimento econômico da região. 

Neste trabalho foram eleitos alguns focos estratégicos:  

  • Acesso ao Mercado 
  • Capacitação Empresarial 
  • Relacionamento e Comunicação Empresarial 
  • Tecnologia e Inovação 
  • Articulação Política 
  • Fortalecimento do Associativismo 

Também promovemos ampla discussão envolvendo os novos rumos e na busca por consenso foram desenvolvidos, e ratificados, objetivos para o alcance de resultados. 

Como metodologia, foram utilizadas técnicas de planejamento, como análise de ambiente externo e interno, análise setorial e visão de modelo de negócios. E o processo foi finalizado com a aplicação simples da técnica 5w2h, e com isso ficou clara a participação de cada uma das partes, assim como suas tarefas, prazos e custos. 

Uma grande colaboração da Duplo Foco foi agregar ao planejamento, e em especial ao foco estratégico Tecnologia e Inovação, o trabalho e a disponibilidade da PUC-Rio. Com atuação em destaque da Agência de Inovação (AGI), do Centro de Estudos de Telecomunicações (Cetuc) e do Laboratório de Engenharia de Softwares (LES)

O Planejamento Estratégico é parte fundamental para o desenvolvimento e sucesso de qualquer empresa. O apoio de profissionais especializados no momento desse desenvolvimento pode fazer toda a diferença. Entre em contato.

 

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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