Loading...
16 de março de 2017

Arranjos Produtivos Locais, (APLS) o que são? Sua importância para geração de empregos.

Apesar de já ser uma estrutura conhecida por alguns segmentos e poucas pessoas, os APLs são uma grande possibilidade de se gerar sinergias ao longo de seu processo.

As empresas, instituições, que fazem parte dessas estruturas têm ganhos tanto em competitividade quanto em escala, desde que se empenham em habilitar e capacitar pessoas, desenvolver e implementar novas práticas de gestão e determinação de mudar sua forma de agir e pensar no mercado e/ou região em se está inserido.

Segundo o MDIC, o agrupamento de empresas que têm por objetivo melhorar o desempenho produtivo, os 677 arranjos produtivos locais (APLs), presentes em 2.175 municípios brasileiros, são responsáveis por mais de 3 milhões de empregos diretos em 59 setores da economia brasileira. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Os APLs têm como objetivo ajudar no desenvolvimento da economia regional. Desde 2004, o governo federal estimula e atua para que empresas do mesmo setor ou que fazem parte da mesma cadeia produtiva organizem, juntas, práticas de cooperação, interação e treinamento.

Algumas dessas estruturas, por exemplo, dividem maquinário, outras organizam capacitação e também buscam, em conjunto, suprir as necessidades de mercado. Além disso, a organização traz outras vantagens, como mais facilidade em organizar treinamento e capacitação de mão de obra e os custos podem ser divididos.
Para fazer parte de um APL, a empresa precisa estar situada na área de atuação do arranjo produtivo. A integração ao grupo é feita mediante análise por instituições públicas ou privadas que são as gestoras regionais dos APLs. Fonte: Portal Brasil, com informações do MDIC

Por que são importantes?

Nós da Duplo Foco, além de estamos diuturnamente, através de estudos, pesquisas, acompanhamento de tendências e trabalhos realizados em mercados como Sul Fluminense e demais áreas do estado do Rio de Janeiro, soma-se ao fato da real possibilidade de geração de empregos, novos negócios na região, desenvolvimento e realização de trabalhos de educação e capacitação empresarial. Assim sendo, estamos focados no desenvolvimento de ações para consubstanciar e desenvolver o APL Metalmecânico- Médio Paraíba Fluminense.
A Duplo Foco realizou em Janeiro de 2017 o Planejamento Estratégico 2017-2019 do APL Metalmecânico- Médio Paraíba Fluminense, donde foram desenvolvidas ações de curto a médio prazo, objetivos claros para cada um dos atores como o Sebrae- Escritório Regional de Volta Redonda, a Firjan-Regional de Volta Redonda, Diretoria do Metalsul- Sindicato Metal Mecânico, representantes do governo do estado do Rio de Janeiro e demais secretários municipais de desenvolvimento econômico da região.
Foram eleitos focos estratégicos como Acesso ao Mercado, Capacitação Empresarial, Relacionamento e Comunicação Empresarial, Tecnologia e Inovação, Articulação Política e Fortalecimento do Associativismo. Além da ampla discussão envolvendo seus novos rumos e na busca de consenso, foi desenvolvido e ratificado, objetivos e ações com seus responsáveis para o alcance de resultados.

Como metodologia, além de utilização de técnicas de planejamento como análise de ambiente externo e interno, análise setorial dentre outras como visão de modelo de negócios, foi finalizado com a aplicação simples da técnica 5w2h, donde ficou claro participação de cada uma das partes assim como suas tarefas, prazos, custos e demais ações para cumprimento do afazeres.

Uma grande colaboração da Duplo Foco foi agregar ao planejamento, e em especial ao foco estratégico Tecnologia e Inovação, o trabalho e a disponibilidade da PUC-Rio de Janeiro, em especial a AGI (Agência de Inovação) e demais áreas como de telecomunicações (Cetuc), visando a internet das coisas (IOT), o (LES) laboratório de engenharia de softwares e outras que se fizer necessário no intuito de se realizar e desenvolver o projeto de atendimento a este APL.
A princípio, a criação de um projeto de atendimento visando a Inovação, automação industrial, a não só nas empresas inseridas no APL, assim como também na região sul fluminense. O trabalho visa métodos ágeis e a cultura de desenvolvimento de projetos de inovação com vistas a busca de financiamentos pelas agências de fomento competentes chegando ao nível do MDIC.
Desejamos ao APL Metalmecânico- Médio Paraíba Fluminense muito sucesso e determinação em sua etapa de execução de suas ações e na busca de seus resultados.

%d blogueiros gostam disto: