Tecnologia para os negócios: 6 tendências para considerar em 2022 

Tecnologia para os negócios: 6 tendências para considerar em 2022 

Com a pandemia de 2020, aconteceram muitas transformações na forma de trabalho, assim como no consumo e várias adaptações que levaram o mundo a se tornar ainda mais digital.

Listamos abaixo 6 tendências importantes para tomar conhecimento para considerar a aplicação em seu negócio. Confira!

1. Lidando com o trabalho híbrido e digital first

Como citamos, a transformação nas formas de trabalho dos últimos anos teve grande impacto nas empresas devido ao isolamento social. Isso causou uma adaptação necessária: trabalho remoto forçado para muitos colaboradores que tiveram que adaptar suas funções e responsabilidades para o mundo digital.

A previsão para o futuro próximo é que o trabalho seja ainda mais digital first, funcionando de maneira que muitas pessoas não precisem estar fisicamente no local de trabalho, atuando de forma remota ou híbrida com o uso dessa tecnologia para os negócios.

Só no Brasil, a perspectiva é que 43% das empresas adotem o modelo de trabalho híbrido após o fim da pandemia, segundo pesquisa da IDC Brasil.

2. Experiência total: melhorar o relacionamento com a empresa

A experiência total se dá por garantir um melhor relacionamento entre seu negócio e seus clientes, assim como entre a empresa e os colaboradores. Isso envolve se adaptar mais ao meio digital, assim como garantir que todos os canais disponíveis ofereçam uma experiência complementar em si.

Com a rápida evolução da digitação, o canal online ganha ainda mais destaque e deve oferecer uma experiência completa, o que permite melhorar o relacionamento entre as partes envolvidas, contribuindo para uma “experiência total”.

A atenção deve estar voltada não somente para o digital, mas em oferecer uma experiência omnichannel, ou seja, que funcione da mesma maneira e forma integrada entre todos seus canais de comunicação.

3. A análise de dados deve ser parte essencial do negócio

A importância de seus dados com foco no mercado

A análise de dados ganha muito mais valor com a open data, nova realidade onde dados abertos e compartilhados podem trazer muitas oportunidades usando essa tecnologia para os negócios.

Compreender o valor dos dados internos e externos é essencial para manter a competitividade, já que as empresas têm usado a exploração de dados cada vez mais para criar soluções inteligentes e manter sua competitividade no mercado.

As equipes de TI estão envolvidas nesse processo, com o dever de criar ou encontrar ferramentas que possibilitem um melhor entendimento dos dados, extraindo valor e insights que ajudem tanto na melhoria interna e externa (nas relações com clientes), assim como ter mais conhecimento sobre a empresa e o mercado onde atua.

4. Modernização como decisão centrada no negócio

Como comentamos, o cenário atual está passando por grandes mudanças e evoluções em como a internet impacta na operação, nas vendas e na forma de trabalho. A constante modernização se faz necessária e deve ser centrada sempre no negócio e em como ele pode ser aprimorado em todas suas operações.

Com sistemas legados, pode haver certa dificuldade em evoluir e modernizar processos internos e externos.

Assim, se faz necessário ponderar o uso da tecnologia para negócios em todas as áreas da empresa para garantir que o negócio maneje bem o tempo de inovação ao implantar sistemas e plataformas que integrem as áreas da empresa e permita um planejamento comercial completo e mais conectividade.

5. Usar da confiabilidade e elasticidade da nuvem

Realizar o armazenamento de dados na nuvem é muito interessante para empresas, já que permite maior disponibilidade de seus dados de forma global, assim como a escalabilidade da empresa, já que reduz custos com redes e armazenamentos físicos.

Isso garante não só economia e ajuda a acelerar a inovação, como garante mais segurança para toda sua base de dados. Considere a modernização de seus sistemas atuais para funcionar com o cloud computing, o que facilitará migrações, gerenciamentos e processos de sistemas legados mais funcionais.

Melhorar as operações digitais e diminuir desperdícios

Para que a empresa acompanhe as mudanças que citamos, o investimento em soluções tecnológicas passa a ser essencial para conferir mais agilidade na operação e ao automatizar processos.

Com isso, dentro dessa rápida mudança, as soluções digitais já estão sendo implantadas nas empresas, mas ainda com certas dificuldades de implantação e real diminuição de desperdícios.

Assim se faz mais necessário um olhar para estruturar as iniciativas de inovação contando com um desenvolvimento mais focado na necessidade e nos resultados que você quer obter.

Essas 6 tendências de tecnologia para negócios impactam nas operações e na redução dos desperdícios financeiros, envolve a criação de uma boa estratégia, investimento em sistemas, criar a cultura de inovação na empresa, além de desenvolver as habilidades de sua equipe.

Entender os novos desafios e as tendências tecnológicas para sua empresa é essencial para manter a saúde financeira em tempos onde as empresas estão atentas para as novidades do mercado, sempre desenvolvendo soluções e aprimorando sua operação e seus produtos.

Duplofoco é uma consultoria empresarial e comercial que ajuda no desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Visite o site da empresa para saber mais sobre as soluções para diversas áreas de seu negócio e não perca a oportunidade de investir nas tendências de tecnologia para negócios atuais!

Fonte- https://cio.com.br/

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: