Tecnologia para os negócios: 6 tendências para considerar em 2022 

Tecnologia para os negócios: 6 tendências para considerar em 2022 

Com a pandemia de 2020, aconteceram muitas transformações na forma de trabalho, assim como no consumo e várias adaptações que levaram o mundo a se tornar ainda mais digital.

Listamos abaixo 6 tendências importantes para tomar conhecimento para considerar a aplicação em seu negócio. Confira!

1. Lidando com o trabalho híbrido e digital first

Como citamos, a transformação nas formas de trabalho dos últimos anos teve grande impacto nas empresas devido ao isolamento social. Isso causou uma adaptação necessária: trabalho remoto forçado para muitos colaboradores que tiveram que adaptar suas funções e responsabilidades para o mundo digital.

A previsão para o futuro próximo é que o trabalho seja ainda mais digital first, funcionando de maneira que muitas pessoas não precisem estar fisicamente no local de trabalho, atuando de forma remota ou híbrida com o uso dessa tecnologia para os negócios.

Só no Brasil, a perspectiva é que 43% das empresas adotem o modelo de trabalho híbrido após o fim da pandemia, segundo pesquisa da IDC Brasil.

2. Experiência total: melhorar o relacionamento com a empresa

A experiência total se dá por garantir um melhor relacionamento entre seu negócio e seus clientes, assim como entre a empresa e os colaboradores. Isso envolve se adaptar mais ao meio digital, assim como garantir que todos os canais disponíveis ofereçam uma experiência complementar em si.

Com a rápida evolução da digitação, o canal online ganha ainda mais destaque e deve oferecer uma experiência completa, o que permite melhorar o relacionamento entre as partes envolvidas, contribuindo para uma “experiência total”.

A atenção deve estar voltada não somente para o digital, mas em oferecer uma experiência omnichannel, ou seja, que funcione da mesma maneira e forma integrada entre todos seus canais de comunicação.

3. A análise de dados deve ser parte essencial do negócio

A importância de seus dados com foco no mercado

A análise de dados ganha muito mais valor com a open data, nova realidade onde dados abertos e compartilhados podem trazer muitas oportunidades usando essa tecnologia para os negócios.

Compreender o valor dos dados internos e externos é essencial para manter a competitividade, já que as empresas têm usado a exploração de dados cada vez mais para criar soluções inteligentes e manter sua competitividade no mercado.

As equipes de TI estão envolvidas nesse processo, com o dever de criar ou encontrar ferramentas que possibilitem um melhor entendimento dos dados, extraindo valor e insights que ajudem tanto na melhoria interna e externa (nas relações com clientes), assim como ter mais conhecimento sobre a empresa e o mercado onde atua.

4. Modernização como decisão centrada no negócio

Como comentamos, o cenário atual está passando por grandes mudanças e evoluções em como a internet impacta na operação, nas vendas e na forma de trabalho. A constante modernização se faz necessária e deve ser centrada sempre no negócio e em como ele pode ser aprimorado em todas suas operações.

Com sistemas legados, pode haver certa dificuldade em evoluir e modernizar processos internos e externos.

Assim, se faz necessário ponderar o uso da tecnologia para negócios em todas as áreas da empresa para garantir que o negócio maneje bem o tempo de inovação ao implantar sistemas e plataformas que integrem as áreas da empresa e permita um planejamento comercial completo e mais conectividade.

5. Usar da confiabilidade e elasticidade da nuvem

Realizar o armazenamento de dados na nuvem é muito interessante para empresas, já que permite maior disponibilidade de seus dados de forma global, assim como a escalabilidade da empresa, já que reduz custos com redes e armazenamentos físicos.

Isso garante não só economia e ajuda a acelerar a inovação, como garante mais segurança para toda sua base de dados. Considere a modernização de seus sistemas atuais para funcionar com o cloud computing, o que facilitará migrações, gerenciamentos e processos de sistemas legados mais funcionais.

Melhorar as operações digitais e diminuir desperdícios

Para que a empresa acompanhe as mudanças que citamos, o investimento em soluções tecnológicas passa a ser essencial para conferir mais agilidade na operação e ao automatizar processos.

Com isso, dentro dessa rápida mudança, as soluções digitais já estão sendo implantadas nas empresas, mas ainda com certas dificuldades de implantação e real diminuição de desperdícios.

Assim se faz mais necessário um olhar para estruturar as iniciativas de inovação contando com um desenvolvimento mais focado na necessidade e nos resultados que você quer obter.

Essas 6 tendências de tecnologia para negócios impactam nas operações e na redução dos desperdícios financeiros, envolve a criação de uma boa estratégia, investimento em sistemas, criar a cultura de inovação na empresa, além de desenvolver as habilidades de sua equipe.

Entender os novos desafios e as tendências tecnológicas para sua empresa é essencial para manter a saúde financeira em tempos onde as empresas estão atentas para as novidades do mercado, sempre desenvolvendo soluções e aprimorando sua operação e seus produtos.

Duplofoco é uma consultoria empresarial e comercial que ajuda no desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Visite o site da empresa para saber mais sobre as soluções para diversas áreas de seu negócio e não perca a oportunidade de investir nas tendências de tecnologia para negócios atuais!

Fonte- https://cio.com.br/

Compartilhe isso:

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar fornecendo informações sobre algum serviço?