A Importância da Análise Financeira

A Importância da Análise Financeira

Como dissemos anteriormente, os indicadores de desempenho são fundamentais para que se compreenda como a empresa está funcionando e o que precisa ser corrigido ou não para que atinja os resultados pretendidos.
Além da gestão empresarial em si, os indicadores são também úteis quando se necessita “vender” a empresa, ou ainda conseguir um crédito ou financiamento. Isso se dá pois, ao conceder um financiamento, por exemplo, os bancos lançam mão dessa análise financeira da empresa para compreender como ela se comporta perante seus compromissos financeiros.
No caso de “vender” a empresa, a análise financeira é hábil a fornecer informações consistentes e relevantes para conseguir investimentos e patrocínios, por exemplo. Assim é possível mostrar e convencer sócios ou potenciais sócios/investidores, através de dados atualizados que a empresa é um bom negócio e que trará retornos positivos.
Ademais, o fato de ter indicadores bem definidos, é possível que a situação financeira da empresa seja verificada a qualquer momento, facilitando as decisões gerenciais e permitindo que sejam tomadas a tempo de corrigir eventuais erros de desempenho do negócio. Trataremos a seguir quais os principais indicadores financeiros utilizados para esse monitoramento, de maneira a auxiliar sua administração no momento de implantar em suas empresas esses medidores de maneira adequada e funcional.
Leia o Primeiro artigo da série sobre Indicadores de desempenho.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: