Loading...
16 de fevereiro de 2013

A Importância da Análise Financeira

analise-financeiraComo dissemos anteriormente, os indicadores de desempenho são fundamentais para que se compreenda como a empresa está funcionando e o que precisa ser corrigido ou não para que atinja os resultados pretendidos.
Além da gestão empresarial em si, os indicadores são também úteis quando se necessita “vender” a empresa, ou ainda conseguir um crédito ou financiamento. Isso se dá pois, ao conceder um financiamento, por exemplo, os bancos lançam mão dessa análise financeira da empresa para compreender como ela se comporta perante seus compromissos financeiros.
No caso de “vender” a empresa, a análise financeira é hábil a fornecer informações consistentes e relevantes para conseguir investimentos e patrocínios, por exemplo. Assim é possível mostrar e convencer sócios ou potenciais sócios/investidores, através de dados atualizados que a empresa é um bom negócio e que trará retornos positivos.
Ademais, o fato de ter indicadores bem definidos, é possível que a situação financeira da empresa seja verificada a qualquer momento, facilitando as decisões gerenciais e permitindo que sejam tomadas a tempo de corrigir eventuais erros de desempenho do negócio. Trataremos a seguir quais os principais indicadores financeiros utilizados para esse monitoramento, de maneira a auxiliar sua administração no momento de implantar em suas empresas esses medidores de maneira adequada e funcional.

Leia o Primeiro artigo da série sobre Indicadores de desempenho.

%d blogueiros gostam disto: