Além de seus controles financeiros como visualizar a geração de riqueza de sua empresa?

Além de seus controles financeiros como visualizar a geração de riqueza de sua empresa?

Toda empresa deve ter controle sobre seus resultados.

Neste texto você vai saber como visualizar as riquezas da sua empresa além dos controles financeiros.

Não adianta exercer um exímio controle financeiro e traçar estratégias comerciais e de marketing se você não está acompanhando o progresso econômico da sua empresa.

Certas métricas, como a Margem de Contribuição e a rentabilidade, ajudam a avaliar a o desempenho, a saúde e a capacidade de geração de resultados do seu negócio de forma muito mais assertiva.

Métricas financeiras

Um modo de visualizar as riquezas de sua empresa é através de controles financeiros, e é o meio pelo qual muitos gestores avaliam o desempenho do negócio. Assim, são utilizadas tipicamente ferramentas do âmbito da gestão financeira, como por exemplo, o fluxo de caixa que fornece informações acerca da quantidade de dinheiro que entra e sai diariamente.

No entanto, para uma gestão eficaz, é preciso compreender que as métricas financeiras não são as únicas formas de avalizar a riqueza da organização. A fim de obter uma visão abrangente, que permita avaliar a saúde e o potencial de crescimento do negócio, é indispensável aplicar técnicas e conceitos pertencentes a esfera da gestão econômica do negócio.

Tem dúvidas acerca das diferenças entre gestão financeira e econômica de uma empresa? Aprenda o escopo de cada uma e como elas promovem o crescimento do seu negócio neste artigo!

Avalizando riquezas além do controle financeiro

Existem outros indicativos que oferecem um panorama da geração de riqueza de uma empresa. Entre eles, merecem destaque a Margem de Contribuição e a rentabilidade.

Utilizando a precificação para gerar riqueza: o cálculo da Margem de Contribuição

Também conhecida como ganho bruto, a Margem de Contribuição é uma ferramenta que informa se uma empresa tem receita suficiente para pagar suas despesas fixas, oferecendo informações valiosas para a precificação correta dos produtos e serviços, possibilitando a uma definição de preços orientada à geração de riqueza.

Trata-se de um cálculo cujo resultado representa o lucro de venda por produto em relação os custos e despesas que este traz para a empresa. Sem ele, você pode vender mas nunca obter retorno suficiente.

Com isso, por meio da Margem de Contribuição fica evidente o potencial de geração de riqueza do negócio através da comercialização de suas soluções.

Como calcular a margem de contribuição

Muito simples: basta diminuir os custos e despesas variáveis do valor da venda.

Lucratividade e rentabilidade

Por fim, para compreender o poder de geração de riqueza da sua organização, é necessário analisar a sua lucratividade e a rentabilidade.

Lucratividade é o lucro da venda de produtos. Já rentabilidade é o retorno do investimento da sua empresa.

Cabe destacar que você pode segmentar suas análises de rentabilidade por cliente, por produtos, serviços, canais de distribuição ou qualquer outra variável do seu negócio. Essa abordagem permite um processo de tomada de decisão muito mais eficiente e estratégico para a produção dos resultados que se deseja obter.

Quanto mais rentável é o seu negócio, mais riqueza ele gera. Por isso, investir em medidas para aferir estes fatores e ampliar a lucratividade e a rentabilidade são passos importantes em uma metodologia de gestão econômica que torne a sua empresa mais saudável e apta a trazer retornos.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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