Os conflitos ocorrem em todas as relações pessoais. As pessoas são diferentes e pensam de formas diferentes, logo, manter-se longe de desentendimentos é praticamente impossível. Seja no trabalho ou na vida pessoal, para resolver uma discussão temos que aprender a fazer algumas coisas como: conversar, admitir que exista algo de errado, persistir na descoberta de uma solução e fazer as pazes. É importe superar o problema e observa-se para não cometê-lo novamente.
No mundo corporativo, um líder deve enfrentar os problemas e conflitos de forma assertiva. Deste modo, ele dará o exemplo e desenvolverá forte relação de confiança e parceria com sua equipe.
Mas não são todos que conseguem fazer o aconselhado. A resolução de conflitos requer força emocional e mental, fazendo com que muitos gestores evitem enfrentá-la. Porém, essa omissão não só enfraquece a imagem dele, como também fragiliza a sua relação com o seu grupo. Ficar em cima do muro para não se indispor não resolverá o problema. É fundamental que o líder analise os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas e, no final da discussão, decida qual será a solução mais viável.
Outro ponto importante é estar sempre disposto a receber feedbacks sobre o seu comportamento. Não os ignore, saiba ouvir e avaliar o que precisa melhorar. Isto mostra o valor que você dá à opinião de sua equipe, além de te ajudar a nunca se acomodar. Líderes que buscam se aperfeiçoar são muito mais bem vistos em relação aos que não dão atenção aos feedbacks.