A importância do relacionamento com o cliente

A importância do relacionamento com o cliente

Atualmente conhecer o cliente significa muito mais do que oferecer o que ele deseja consumir. Com as redes sociais e e-mails de marketing personalizados, a relação ficou mais pessoal e estreita, a ponto do cliente sentir que a mensagem disparada é para ele (e realmente é) e a empresa sente o mesmo através da interação e do feedback que este oferece de maneira natural.
Entretanto, para se dar início a uma relação onde ambos se beneficiam é necessário conhecer o seu público. Este pode ser um dos passos mais difíceis na hora de estabelecer a relação desejada, porque muitas vezes a empresa torna-se míope e acredita que os interesses de seu público se restringe ao que ele vende, mas isso não é verdade. O consumidor, assim como o sócio da empresa, é uma pessoa que possui diversos interesses e muitos destes podem vir a se relacionar com aquilo que a empresa oferece.
Para esse tipo de situação muitas vezes se faz necessária uma pesquisa qualitativa. Esse tipo de pesquisa possui o objetivo de descobrir tendências entre aquele determinado segmento, ou seja, descobrir os interesses que aqueles possuem ou podem vir a serem descobertos conforme lhes é apresentado.
Com isto, o resultado desse tipo de pesquisa fornece a empresa um leque de oportunidades não só para lançamentos de produtos ou descobrir como a empresa está sendo percebida, mas também adicionar os interesses dos consumidores ou dos prospects consumidores aos seus interesses da organização, fazendo com que o processo da aproximação do relacionamento torna-se mais viável.
Com os resultados devidamente analisados e um planejamento adepto às necessidades a empresa está pronta para começar investir no relacionamento afetivo: marca x consumidor.
O resultado da pesquisa também oferecerá o meio o qual é mais eficiente para interagir com o consumidor, pois detalhes como estes que são de extrema importância variam de acordo com o estilo de vida do público. Além disso, a análise da mesma responde perguntas de grande interesse da empresa, como: O que falar? Como falar? Quando falar? Onde falar? E o mais importante, Com quem falar?

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: