5º Força de Porter – Qual é o poder de barganha dos clientes?

5º Força de Porter – Qual é o poder de barganha dos clientes?

Força dos Clienets
Poder da Força da Barganha dos Clientes

A importância do conhecimento de seu setor, sua taxa de crescimento o perfil de seus clientes, ou seja, mas relacional ou transacional. Estas variáveis adicionadas a sua localização, mix de produtos associados e bem distribuídos seja na sua loja, pratileira, displays ou até mesmo no seu delivery, poderão minimiizar esta força por parte dos clientes.

Após ver a influência que o mercado, concorrentes, produtos e fornecedores podem exercer sobre seu negócio, chegamos à 5ª Força de Porter: o poder de negociação/barganha dos clientes.

 

Bem sabemos que o cliente possui o poder de influenciar o mercado, através da procura por produtos ou serviços de melhor qualidade, bem como por preços mais competitivos.

 

É só observar o nosso comportamento como consumidor: pesquisamos preços, fazemos orçamentos em diferentes lugares, comparamos qualidade, atendimento, pós-venda… Queremos sempre o melhor pelo menor preço, e assim buscamos negociar, barganhar com as empresas que oferecem aquilo que precisamos.

 

Desse modo, vemos que o cliente possui sim uma grande influência nas empresas que busca contratar. É através desse comportamento, de negociar que acaba por acirrar a competição entre concorrentes: acaba “forçando” esta ou aquela empresa a se adequar às suas necessidades para que não perca o negócio.

 

É preciso observar os diferentes grupos de compradores, pois cada um  possui características próprias quanto ao volume e importância de suas compras em relação ao mercado total em que se está inserido. Isso não pode passar despercebido, pois acabará por determinar o futuro do seu negócio perante não apenas a concorrência, mas em relação os próprios consumidores.

Quer receber mais informações gratuitas que irão te ajudar na administração da sua empresa?

Deixe seu nome e email no formulário abaixo e receba conteúdos exclusivos

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: