A importância do conhecimento de seu setor, sua taxa de crescimento o perfil de seus clientes, ou seja, mas relacional ou transacional. Estas variáveis adicionadas a sua localização, mix de produtos associados e bem distribuídos seja na sua loja, pratileira, displays ou até mesmo no seu delivery, poderão minimiizar esta força por parte dos clientes.
Após ver a influência que o mercado, concorrentes, produtos e fornecedores podem exercer sobre seu negócio, chegamos à 5ª Força de Porter: o poder de negociação/barganha dos clientes.
Bem sabemos que o cliente possui o poder de influenciar o mercado, através da procura por produtos ou serviços de melhor qualidade, bem como por preços mais competitivos.
É só observar o nosso comportamento como consumidor: pesquisamos preços, fazemos orçamentos em diferentes lugares, comparamos qualidade, atendimento, pós-venda… Queremos sempre o melhor pelo menor preço, e assim buscamos negociar, barganhar com as empresas que oferecem aquilo que precisamos.
Desse modo, vemos que o cliente possui sim uma grande influência nas empresas que busca contratar. É através desse comportamento, de negociar que acaba por acirrar a competição entre concorrentes: acaba “forçando” esta ou aquela empresa a se adequar às suas necessidades para que não perca o negócio.
É preciso observar os diferentes grupos de compradores, pois cada um possui características próprias quanto ao volume e importância de suas compras em relação ao mercado total em que se está inserido. Isso não pode passar despercebido, pois acabará por determinar o futuro do seu negócio perante não apenas a concorrência, mas em relação os próprios consumidores.
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