4º Força de Porter – Como lidar com entrada de novos concorrentes? Parte 2

4º Força de Porter – Como lidar com entrada de novos concorrentes? Parte 2

Sendo a quarta força de Porter, que influi em seus negócios, a ameaça de novos entrantes, devemos então ver como barrar esse ponto para que não perca sua fatia no mercado.
Como já foi dito, quanto maiores forem as barreiras, mais difícil que quaisquer novo concorrente passe a ser um grande problema.
 
Ter uma marca forte, patentes, registros e contratos de exclusividade, por exemplo podem barrar melhor esse tipo de ameaça. Ademais, ter um produto diferenciado, faz com que sua empresa não necessite de grandes investimentos externos ou capital, o que torna sua marca mais consolidada.
 
Assim, a empresa precisa não somente saber identificar quem são esses novos concorrentes, mas também estar prevenida para que quando entrem “de vez” no mercado não prejudiquem seus negócios. Mais uma vez, vemos que o empreendedor deve estar muito atento à sua empresa, como ela se desenvolve e ainda a o que acontece à sua volta, no mercado em que está inserido, pois só assim poderá estar atento e não ser pego de surpresa.
 
Eventualmente, pode sim surgir uma grande ameaça externa, um concorrente forte, que está consolidado em algum outro setor e que pode vir a ameaçar seu negócio através de parcerias sólidas, por exemplo. Desse modo, mais uma vez, vemos a necessidade de impor barreiras que dificultem sua entrada de maneira prejudicial. Concorrência é bom e até saudável, como já vimos anteriormente. Ela passa a ser prejudicial, quando desleal. Assim, é de suma importância cercar sua empresa e seu produto de todas possibilidades legais para que não seja ameaçada pelo novo.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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