Sendo a quarta força de Porter, que influi em seus negócios, a ameaça de novos entrantes, devemos então ver como barrar esse ponto para que não perca sua fatia no mercado.
Como já foi dito, quanto maiores forem as barreiras, mais difícil que quaisquer novo concorrente passe a ser um grande problema.
Ter uma marca forte, patentes, registros e contratos de exclusividade, por exemplo podem barrar melhor esse tipo de ameaça. Ademais, ter um produto diferenciado, faz com que sua empresa não necessite de grandes investimentos externos ou capital, o que torna sua marca mais consolidada.
Assim, a empresa precisa não somente saber identificar quem são esses novos concorrentes, mas também estar prevenida para que quando entrem “de vez” no mercado não prejudiquem seus negócios. Mais uma vez, vemos que o empreendedor deve estar muito atento à sua empresa, como ela se desenvolve e ainda a o que acontece à sua volta, no mercado em que está inserido, pois só assim poderá estar atento e não ser pego de surpresa.
Eventualmente, pode sim surgir uma grande ameaça externa, um concorrente forte, que está consolidado em algum outro setor e que pode vir a ameaçar seu negócio através de parcerias sólidas, por exemplo. Desse modo, mais uma vez, vemos a necessidade de impor barreiras que dificultem sua entrada de maneira prejudicial. Concorrência é bom e até saudável, como já vimos anteriormente. Ela passa a ser prejudicial, quando desleal. Assim, é de suma importância cercar sua empresa e seu produto de todas possibilidades legais para que não seja ameaçada pelo novo.