Gestão Financeira

Gestão Financeira sempre visa o desenvolvimento e crescimento da empresa, evitando assim gastos desnecessários.

A gestão financeira nada mais é que um plano de ações utilizado para controlar as finanças de uma empresa de maneira eficaz, especialmente no que diz respeito à planejamento, concessão de crédito para clientes, análise de investimentos e meios viáveis para obtenção de recursos financeiros. Sempre visando o desenvolvimento e crescimento da empresa, evitando assim gastos desnecessários.

Uma boa gestão financeira permite que a empresa seja habilmente conduzida sem se perder em desperdícios, muito comuns em quem não adota um planejamento nesse sentido, pois acaba perdendo o controle.

A gestão financeira é realizada por meio da análise, planejamento e controle financeiro, levando em consideração a condição financeira da empresa. Isso é feito por meio de relatórios elaborados com os dados da empresa quanto à sua movimentação contábil de resultados e permite analisar a capacidade de produção e tomar as decisões estratégicas pertinentes para o desenvolvimento da empresa.

A gestão financeira permite também o monitoramento do fluxo de caixa, apontando medidas e sugerindo projetos necessários para atingir o crescimento do fluxo de caixa.

O produto em questão aborda também a tomada de decisões de investimento, apontando as melhores maneiras de investir para sua empresa, evitando gastos ou riscos desnecessários.

O mesmo é válido para a tomada de decisões de financiamento. A Duplo Foco avalia qual a necessidade financeira para a execução do planos da sua empresa e seu eventual retorno financeiro para propor financiamentos que melhor se encaixem no projeto e na realidade da empresa.

Em resumo podemos então dizer que a consultoria/assessoria em gestão financeira é composta por:

  • >> ANÁLISE DO RESULTADO OPERACIONAL DA EMPRESA (SE ESTÁ DANDO LUCRO OU PREJUÍZO);

  • >> CÁLCULO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO E DO VALOR DA EMPRESA;

  • >> LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA;

  • >> ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DO PLANO COM OS PROPRIETÁRIOS;

  • >> IMPLANTAÇÃO DO PLANO E EVENTUAIS CORREÇÕES DOS RUMOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS.

O método de implantação da consultoria/assessoria pode mudar conforme as variações em função de especificidades de cada empresa, mas em linhas gerais se divide nas seguintes etapas:

  • >> REUNIÃO COM SÓCIOS, RESPONSÁVEL PELO SETOR FINANCEIRO E CONTADOR;

  • >> SOLICITAÇÃO AO CLIENTE DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES;

  • >> ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO E ELABORAÇÃO DO PLANO;

  • >> REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PLANO;

  • >> REUNIÃO DE ENTREGA DOS PLANOS REVISADOS.

O prazo médio de execução de um plano completo é de 30 dias, podendo variar. Mas com 10 dias, ações emergenciais já podem ser indicadas. O investimento varia conforme o porte, características e localização da empresa.

Veja conteúdos sobre isso

Veja como as nossas soluções podem te ajudar

Quais os passos necessários para executar uma Gestão Financeira?

Basicamente análise DRE e demais indicadores.

Em quanto tempo fica pronto a Gestão Financeira?

Planejamento 30 a 45 dias e a combinar prazo de acompanhamento.

Para quem serve a Gestão Financeira?

Empresas que necessitam entender seu fluxo de receitas x investimentos entre o alinhamento da Gestão Financeira e a Gestão Econômica.

Contrate de acordo com as suas necessidades

Consulte nossos pacotes para cada serviço

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA