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11 de julho de 2012

1ª Força de Porter

Como é a rivalidade entre os concorrentes?

Você acha que seu produto não tem concorrentes??

Concorrentes
Rivalidade entre concorrentes

Ao se falar em empresas e análise de mercado, uma das primeiras coisas que se vem à mente é a concorrência: como ela se comporta, qual o impacto no seu negócio, o que fazer para se destacar e “ganhar” do concorrente.

Daí todos investimentos em marketing, as guerras de preços e campanhas muitas vezes agressivas.

Não necessariamente o concorrente pode ser um “concorrente”

Toda essa competição beneficia os clientes, que podem então optar por aquele que lhe oferece melhores condições ou preços, por exemplo. Entretanto, para as empresas, caso não compreendam bem que não se trata apenas de competição, isso pode ser profundamente prejudicial e até desleal.

A rivalidade entre concorrentes é o ponto, a força central das cinco determinadas por Porter, sendo a mais significativa delas, pois com todas se relaciona. Assim, para que se inicie a análise de rivalidade entre concorrentes, é primeiro preciso identificá-los, levando em consideração a atividade e agressividade dos concorrentes diretos.

É importante você conhecer a melhores práticas de seu setor

Entender quem são os seus concorrentes é primordial para que se faça possível visualizar seu posicionamento no mercado frente aos demais.

É importante dizer que o concorrente não necessariamente é quem vende um mesmo produto ou serviço. A análise é mais profunda, pois trata-se não somente de produtos ou serviços, mas de outros fatores, como por exemplo público alvo ao qual se dedicam.

Desse modo, se faz necessário compreender alguns pontos, como quem são os concorrentes diretos; como as empresas estão agrupadas; se as marcas já estão consolidadas e quais as vantagens competitivas oferecidas pelos concorrentes.

O que fazer para se destacar em momentos de crises?

Nos tempos de hoje, com mudanças rápidas de cenário, é muito importante você ter a visão de mudar e se adaptar ao que mercado pede. Ou seja, rever seu modelo de negócio, necessidade de pivotar, ambiente de negócios, comportamento de seus concorrentes e comportamento de seu setor.

Aos empresários, necessita-se de um Planejamento para rever seus produtos, mercado e comportamentos de seus clientes.

Aos estudantes, estruturar as análises de mercado e dados setoriais para amplitude análise e proposições de diferenciações.