Loading...
18 de julho de 2012

2º Força de Porter – Quais são os produtos e serviços substitutos?

Dentre os erros mais comuns cometidos pelo empreendedor, um dos mais graves é pensar que seu produto, por ser inovador não tem concorrentes. Esse pensamento se dá por ter uma falsa ideia de exclusividade, o que o garantiria sempre bem no mercado. Entretanto, por mais inédito que ele seja, se não presta a resolver um problema do consumidor, pode ser que não seja assim tão útil, pois há outras alternativas disponíveis no mercado para suprir essa carência.

 

Além disso, alguns acabam por se contentar por ser líder em determinado segmento, e acaba se descuidando das novidades que podem vir a surgir no mercado. Trata-se dos produtos substitutos.

 

Produtos substitutos são aqueles que podem vir a substituir os já existentes através da oferta de preços mais baixos, ou ainda de benefícios.

 

Uma vez que surja um produto substituto, este pode fazer com que as vendas do líder caia, por exemplo. Não necessariamente trata-se de um mesmo produto ou serviço, pode ter qualidade diferente ou ainda não ser nada de muito inovador. Mas, a partir do momento que passa a ser uma oferta mais interessante do ponto de vista do consumidor, passa a absorver a fatia do mercado que antes era de outra empresa.

 

Caso a empresa não estiver preparada para esse tipo de concorrência, pode vir a padecer no mercado. Assim, é de suma importância que esteja sempre atenta ao o que acontece à sua volta, para que seus serviços ou produtos estejam sempre atualizados e não se tornem obsoletos e facilmente substituídos por outros.

%d blogueiros gostam disto: