Loading...
9 de março de 2013

Como Encontrar o Ponto de Equilíbrio Financeiro da sua Empresa

ponto de equilíbrio

Ao se fazer o cálculo da margem de contribuição é possível identificar o volume mínimo de vendas necessárias para cobrir as despesas fixas da empresa. Esse resultado é o chamado ponto de equilíbrio, ou seja, o montante mínimo de vendas e serviços prestados a serem feitos para que não se tenha prejuízo.

Esse cálculo é vital para que se possa analisar a viabilidade de um empreendimento. Uma vida financeira equilibrada garante um melhor posicionamento da empresa perante a concorrência.

Assim, é fundamental que as empresas saibam como encontrar seu ponto de equilíbrio para que possam, efetivamente, competir no mercado sem ter prejuízos. Através dele é possível identificar até que ponto a organização não apenas sobrevive e passa, de fato, a lucrar. 

Calculando seu ponto de equilíbrio

O cálculo do ponto de equilíbrio é bem simples: somam-se as despesas fixas e as despesas financeiras, que divididas pela porcentagem da margem de contribuição resultam nas vendas.

Esse cálculo pode ser feito em três momentos distintos das atividades operacionais da empresa. 

Ao se iniciar um empreendimento é interessante encontrar o volume necessário de vendas para cobrir as despesas de produção. Desse modo, é possível saber exatamente quanto deve ser vendido para que o empreendimento possa sobreviver.

Durante as atividades operacionais o cálculo tem intuito de analisar a evolução das vendas, despesas e custos do período. Após as atividades operacionais, utiliza-se essa métrica para comparar o volume de vendas planejado versus o realizado. Auxiliando, assim, na tomada de decisões para eventuais desvios que possam ter ocorrido pelo caminho.

Manter as despesas financeiras de sua empresa equilibradas é atribuição de qualquer gestor ou empresário que se preze. Somente dessa maneira você terá recursos para levar sua estratégia mais longe.  

Precisando de ajuda para encontra o ponto de equilíbrio da sua empresa e sustentar seu crescimento? Fale Conosco