Loading...
20 de julho de 2012

3º Força de Porter – Qual é o poder de barganha dos fornecedores?

Quando falamos em poder de barganha, falamos em controle da situação. Nesse caso, Porter fala sobre o poder que os fornecedores podem exercer sobre sua empresa.

 

Os fornecedores que detém o poder no que se refere ao fornecimento de produtos e serviços para o bom funcionamento de sua empresa. Leva-se em consideração nesse ponto se o setor em que atuam é composto por poucas empresas, se os insumos são exclusivos, quais os valores e prazos praticados e como tudo isso influi em seus produtos ou serviços ao repassar para seus clientes.

 

Para que se possa ter determinado produto disponível, é fundamental que a empresa tenha fornecedores, sejam eles de matéria-prima, componentes ou serviços, são um pilar importante para a sobrevivência de um empreendimento.

 

Assim, ter um único ou poucos fornecedores gera uma situação delicada, pois o que deveria ser uma decisão tomada levando em conta preço, qualidade, competência ou prazos, pode passar a ser simplesmente uma decisão “forçada”, justamente pela falta de opções. A empresa corre o risco de ficar à mercê de seus fornecedores e de tudo o que por eles for estabelecido, limitando o poder da empresa em relação à sua própria produção e também ao repasse disso à seus clientes.

%d blogueiros gostam disto: