Loading...

ESTRATÉGICO

Plano de Negócios

Para criar uma empresa ou ampliar as atividades de um negócio, é necessário estruturar bem as ideias a serem implantadas. Isso se dá através de um bom plano de negócios.

Trata-se de uma descrição completa do que se deseja implantar e é um processo dinâmico, participativo e contínuo para garantir que os objetivos dos empreendedores sejam atingidos. É através dele que são conciliados a estratégia e planos com a realidade empresarial conforme esta vai se alterando e contribui com o sucesso da organização.

O plano de negócios, além de prestar ao início de um empreendimento ou seu desenvolvimento, também é de suma importância para comunicar o conteúdo a investidores de risco que optam por aplicar em determinada empresa ou empreendimento. Isso é feito através de determinados passos:

Contexto e Objetivos

É onde se define os objetivos da empresa. A partir daí é traçado o caminho que deve seguir para alcançar o sucesso. Assim, a essência do plano de negócios é auxiliar os empresários ou gestores, bem como as organizações a conduzir os negócios com mais facilidade.

Estrutura de um Plano de Negócios

O plano é organizado mantendo uma sequência lógica que permita que qualquer um que o leia entenda como o empreendimento funciona e quais são seus objetivos. Possui diversas seções que se relacionam e explicam assim do que se trata o negócio em questão.

Planejamento Estratégico do Negócio

É onde são definidos quais os rumos do empreendimento, quais são suas metas e objetivos, a sua situação atual e análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), além da descrição de visão e missão do negócio. Trata-se da base para a implantação e desenvolvimento das demais ações necessárias para o sucesso do empreendimento.

Descrição da Empresa

Descreve-se o empreendimento, qual seu histórico, estrutura organizacional, localização, parcerias, contatos, serviços, terceirização e etc. Serve para mostrar como a empresa se estrutura e funciona, baseada em sua montagem e parcerias.

Produtos e Serviços

Especifica-se quais são os produtos e serviços da empresa: como são produzidos, fatores tecnológicos envolvidos, ciclo de vida, principais clientes, se possui marca e/ou patente, pesquisa e desenvolvimento. É o espaço reservado para que se possa ter uma noção do que é que a empresa realmente produz e oferece para seus clientes e como isso é criado e fundamentado.

Análise de Mercado

Para que uma empresa tenha sucesso, é necessário que se conheça muito bem o mercado consumidor em que seu produto ou serviço está inserido. Isso é feito através de pesquisas de mercado e torna-se então possível identificar como o negócio está segmentado, quais as características do consumidor, participação de mercado no empreendimento, análise da concorrência e riscos do negócio.

Plano de Marketing

Com o intuito de conquistar clientes, manter o interesse no empreendimento e aumentar a demanda, é necessário que se estabeleça como será feito o plano de marketing, ou seja, como o produto ou serviço será vendido.

Plano Financeiro

É onde se apresenta todas as ações planejadas do empreendimento em forma de números, bem como as comprovações necessárias. Isso é feito através de projeções futuras: capital necessário, propósito, quando será necessário; tudo isso para garantir o sucesso do negócio.

Plano de Investimento

Uma vez com todos os pontos estudados, concluído que o negócio é viável e que possui espaço e aceitação no mercado, é calculado o investimento necessário para sua concretização.

Fontes de Financiamento

É feito um levantamento de todos os meios de financiamento existentes (crédito bancário, leasing, capital de risco, etc.) para então definir qual melhor se encaixa no empreendimento para garantir sua implantação.

Rentabilidade do Projeto

Uma vez todos os pontos descritos definidos, é calculada a rentabilidade do negócio, que é feita através de diferentes métodos (TIR, VAL, Pay-back period) para indicar se o saldo será positivo e, assim, o empreendimento planejado viável financeiramente.

Vê-se assim que o plano de negócios é de suma importância para determinar a viabilidade econômica e financeira do negócio idealizado.

É a maneira mais prática e econômica de ver se a ideia é viável. Nem sempre aquilo que se imagina é aplicável, uma vez analisado o mercado, o público e o investimento necessário. Com um plano de negócios bem estruturado, as chances de que seu empreendimento dê certo – desde que siga o que foi proposto – são mais garantidas.

Para que seja eficiente, indicamos a necessidade de uma consultoria especializada para a realização de serviços tais como pesquisa de mercado, caso o negócio se mostre viável.

As etapas descritas abaixo, bem como o valor do investimento, partem do princípio de que essas informações serão disponibilizadas pelo cliente ou ainda contratadas de forma independente.

A Duplo Foco recomenda que o próprio cliente participe da coleta de informações, ampliando assim seu conhecimento sobre o negócio. Isto torna mais fácil os processos de decisão e implantação. Quando necessário, a Duplo Foco presta todo o suporte a este processo.

Em geral o plano divide-se assim em:

  • >> Entrevista com o cliente;

  • >> Entrega ao cliente da lista de informações a serem coletadas;

  • >> Elaboração da planilha de simulação;

  • >> Reunião de ensaios com o cliente;

  • >> Entrega do plano final.

O prazo médio de execução é de 45 dias, podendo variar assim como o investimento conforme o porte, características e localização da empresa.

É isso que quero implementar na minha empresa

Preencha o formulário abaixo para uma avaliação prelimnar e fale com um de nossos consultores