Loading...
18 de abril de 2012

Planejamento Estratégico Empresarial: As melhores ferramentas para administrar sua empresa

planejamento-estrategico-empresarialQuando vemos uma empresa bem sucedida, alguns pontos sempre vem à tona quando se busca entender qual o segredo do seu sucesso. Um deles com certeza é a Gestão Estratégica adotada pela empresa.

Ao se falar em Gestão Estratégica, por se tratar de um assunto extenso, muitos ainda tem dúvidas sobre como ela é estruturada e como todos os conceitos podem ser aplicados na prática. Pensando nisso, nós da Duplo Foco lançamos agora uma série de posts para discutir esse assunto tão importante para sua empresa. Assim, exporemos sobre o que se trata não só Gestão Estratégica de um modo geral, mas também cada um de seus três pilares: o Planejamento Estratégico, os Cenários Prospectivos e a Inteligência Competitiva.

Mas, o que é Gestão Estratégica afinal?
Antes de mais nada, é importante entender o que é efetivamente gerenciar. Muito mais que simplesmente atingir metas, trata-se do exercício da liderança, conhecimento do processo e a utilização de um método gerencial. Assim, todos esses pontos devem estar em harmonia para garantir que as metas estabelecidas sejam atingidas. Não basta exercer somente um desses pontos em detrimento dos demais. É um erro pensar que para se gerenciar basta exercer liderança por exemplo. A liderança deve ser aliada ao conhecimento do negócio, das pessoas envolvidas e do mercado. Gerenciar é um pacote completo e que não pode ser separado, vamos assim dizer.

Desse modo, toda empresa possui um sistema que une esse fatores – ou seja, gerencia – com o intuito de atingir as metas estabelecidas para o seu crescimento. O que diferencia a gestão de uma empresa para outra é o quanto esta é madura e efetiva; o quanto ela realmente funciona, se foi bem estruturada e se é seguida; pois de nada adianta criar uma estrutura e não a aplicar. Uma coisa está ligada a outra, como dissemos anteriormente. Somente assim é possível melhorar e manter resultados em todos os níveis da empresa: estratégico (estabelecimento das metas), tático (atingimento das metas) e operacional (operação diária).

Assim, podemos resumir que Gestão Estratégica é a maneira de gerir uma empresa com foco nas ações estratégicas de cada área, avaliando as situações existentes, elaborando projetos de mudanças, aplicando técnicas de gestão e avaliação e acompanhando todos os passos da implementação com o intuito de ver o que efetivamente funciona ou não, e corrigir a tempo os pontos negativos daquilo que se foi planejado.
Vamos assim, na sequencia de três posts, esmiuçar todos os pontos que dizem respeito a como essa gestão deve ser aplicada à sua empresa para garantir bons resultados.

É a Duplo Foco empenhada no crescimento da sua empresa, buscando atender as necessidades no campo comercial com foco na Gestão Operacional, Empresarial e Desenvolvimento de Novos negócios, buscando a otimização contínua dos sistemas de informação internos.

%d blogueiros gostam disto: