Perspectiva do aprendizado e crescimento no Balanced Scorecard – BSC

Perspectiva do aprendizado e crescimento no Balanced Scorecard – BSC


O objetivo é a melhoria da capacidade dos funcionários, sistemas de informação e empowerment

A perspectiva do aprendizado e crescimento no Balanced Scorecard (BSC) se refere à capacidade que a empresa tem para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade.

Em resumo, é oferecer a infraestrutura necessária para a realização dos objetivos idealizados nas demais perspectivas: dos Clientes, dos Processos Internos e Financeira. Trata-se da habilidade de inovar e melhorar a capacidade da empresa, agregando valor, tanto interno quanto externo.

Nessa perspectiva o foco é a melhoria da capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação, de alinhamento de informações, da motivação e a busca pela descentralização dos poderes (empowerment). Mais gestores aptos a tomadas de decisões de maneira racional, alcançando os objetivos pretendidos pela empresa.

A Perspectiva de Aprendizado e Crescimento no Balanced Scorecard na prática

Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia que defende que existem três fontes para a aprendizagem e crescimento da empresa: (a) as pessoas, (b) os sistemas e (c) os procedimentos organizacionais.

Pense, por exemplo, em um escritório de advocacia. Todos os funcionários e colaboradores – advogados, paralegais, estagiários e administrativos – precisam trabalhar em conjunto. Deve-se identificar qual infraestrutura a empresa pode adotar para se desenvolver, a longo prazo, envolvendo todos os níveis hierárquicos para trabalharem em conjunto no processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento da organização como um todo.  

Para isso, a ideia é investir na reciclagem e requalificação dos trabalhadores, na melhoria dos sistemas de informação e no alinhamento dos procedimentos e da rotina.

Exemplos de indicadores usados na Perspectiva de Aprendizado e Crescimento:

  • Nível de satisfação, retenção e produtividade dos colaboradores;
  • Reciclagem da força de trabalho;
  • Desenvolvimento da capacidade dos sistemas de informação;
  • Implementação de sugestões já aprovadas;
  • Medidas de alinhamento individual e organizacional;
  • Avaliação do desempenho de equipe.

Somente com conhecimento adequado de todos os funcionários e um bom sistema de informação é possível trabalhar e tomar decisões de forma organizada e de acordo com as metas traçadas.

O que é o Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica. Esse método, criado por Robert Kaplan e David Norton ainda nos anos 90, indica que para uma empresa ter sucesso deve estar atenta para além dos indicadores financeiros e de contabilidade. Ele possui quatro perspectivas e todas elas estão interligadas:

Perspectiva financeira
Perspectiva dos clientes
Perspectiva dos processos internos

A ideia geral é estabelecer estratégias e montar planejamentos de formas assertiva e abrangente.

Quer entender melhor como aplicar as perspectivas do Balance Scorecard (BSC) na sua empresa? Vamos conversar.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: