Loading...
1 de março de 2013

Nível de endividamento

analise-financeiraEventualmente uma empresa pode vir a precisar de um empréstimo financeiro, seja para investir em um novo projeto ou até mesmo para quitar um mau investimento. Seja qual for o motivo, esse deve ser pago a tempo para que não fique muito maior do que foi contratado devido a juros ou multas, por exemplo.
Desse modo, um indicador importantíssimo diz respeito ao nível de endividamento de uma empresa. É através dele que é possível saber qual a dependência financeira que a empresa possui em relação a recursos obtidos com terceiros. Quanto mais depender desses recursos, maiores são as despesas financeiras referente a pagamento de juros, como dissemos anteriormente.
O cálculo do nível de endividamento é feito com base nas informações do balanço da empresa: seu valor corresponde ao total do passivo dividido pelo total do ativo. A porcentagem encontrada mostra a quantidade de recursos financeiros aplicados em ativos que são financiados com recursos de terceiros.
Um número satisfatório para esse índice não deve assim ultrapassar os 50%. Caso isso ocorra, significa que a empresa possui mais recursos de terceiros que próprios, o que pode vir a ser um problema se não quitados a tempo. Assim, acompanhar esse indicador de perto é de suma importância, pois caso o endividamento saia de controle, pode haver diversos problemas, chegando até a uma eventual falência.

%d blogueiros gostam disto: