Loading...
29 de junho de 2012

20 motivos para você usar o Google+

A principal característica do Google Plus é a integração com todos os serviços do Google, o que inclui Google Docs, Picasa, Blogspot, Gmail, YouTube, o sistema operacional móvel Android e o Maps – que agora ganhou uma ferramenta própria chamada “Locais”. O uso de qualquer um desses recursos faz conexão direta com o Google Plus, tornando-o muito mais interessante e personalizado.

Montar um perfil é fácil: fica ainda mais simples se você já tiver conta em outros produtos do Google. O design é limpo, sem muitos itens na tela. E o aplicativo do Plus para tablets e smartphones dá banho no do Facebook, por exemplo.

A ferramenta conhecida como “Círculos” foi uma das boas inovações trazidas pelo Google Plus. Com ela, dá para classificar todos os seus contatos e separá-los por grupos, como família, amigos, colegas de trabalho ou escola: você é quem escolhe como nomear. Aqui, vale lembrar que somente você consegue visualizar em qual grupo cada usuário está, o que faz da rede social um serviço mais transparente para todos os cadastrados.

Outro detalhe é que não existe solicitação de amizade no Plus, o que significa que você pode adicionar ou remover quem quiser livremente. E ainda falando de grupos de amigos, outra inovação do Google Plus veio sob a forma dos “Hangouts”, um jeito divertido de realizar videoconferências e compartilhar comentários e documentos com os seus amigos.

É claro que não dá para falar de pesquisas no Plus sem citar o seu motor de busca: o próprio Google. Você pode procurar termos, páginas ou achar amigos, e visualizar os resultados tanto do Google quanto do Google Plus. Essa experiência é ainda melhor porque o navegador Chrome também é integrado à rede social – algo que Facebook e Twitter não têm.

A lista já está ficando longa, mas tem mais coisas interessantes. Na segunda parte dessa reportagem, você pode conferir outras ferramentas bem legais que o Google Plus trouxe para as redes sociais. Tem, por exemplo, os recursos mais que eficientes de editar e postar suas fotos. Não deixe de acompanhar esta matéria para ficar por dentro.

A postagem de conteúdo – tanto sua quanto dos outros usuários –, é outro item aprimorado no Google Plus. Na hora de publicar algum vídeo ou notícia, por exemplo, é possível determinar quais contatos dos seus círculos irão ver aquela mensagem. E mais: se poderão fazer comentários sobre ela. Isso existe no Twitter, com os perfis trancados, e no Facebook, mas ambos não são tão intuitivos e seguros quanto o Plus. Já se você não gostar de algum post, basta clicar em “Ignorar esta postagem” para não visualizar mais aquele conteúdo. Um charme adicional é este botão, o “Ver Eco”, que exibe em forma de gráfico a repercussão do seu post na rede.

Outro recurso bacana: aqui existe um filtro para ajustar a quantidade de informações que deseja receber. Isso vale para os posts dos seus contatos e para os assuntos mais comentados na rede. Em “Explorar”, à esquerda, há um controle deslizante na parte superior direita da tela para medir quantas postagens em destaques serão exibidas. Essa medição também vale para as tão chatas notificações de games e aplicativos, que ganharam uma aba exclusiva. Assim, além de tudo ficar mais organizado, o espaço possibilita conhecer outros jogadores mais facilmente e adicioná-los como vizinhos em seus círculos.

E vale lembrar: o Plus tem jogos e apps mais rápidos que os do Facebook. Já as notificações da sua conta e dos seus amigos são exibidas em um pop-up, no canto direito, ao lado da sua foto de perfil. Muito mais fácil e prático.

Precisa editar fotos rapidamente? Se esta é a sua exigência, nada de Facebook, pois o Google Plus apresenta um excelente editor de imagens: filtros de cores, girar, cortar, iluminação, redimensionar, foco, acrescentar texto estão entre as opções. Se não tiver muito tempo, há um recurso de correção automática. Depois que a edição estiver concluída, o upload é instantâneo, e as figuras ficam em uma galeria de fácil acesso e melhor visualização. Além disso, a marcação de pessoas em fotos é personalizada e oferece mais privacidade, principalmente no recurso de reconhecimento facial.

Em breve, o Plus vai aderir a divulgação de anúncios e publicidade em sua interface – o que pode soar como um tormento. Mas, levando em consideração a experiência do Google com estatísticas, o esperado é que a ferramenta seja bem aproveitada para internautas e anunciantes. Por fim, se você tem uma companhia e precisa de mais visibilidade, o Plus permite a criação de fan pages para empresas. E o Google Plus pode ser um bom parceiro para ganhar mais visibilidade nas buscas do 
do Google como um todo.

E como fazer para configurar ou editar tudo isso? No canto superior direito, em sua foto de perfil, há a opção “Configurações da conta”, que exibe uma espécie de painel administrativo com todos os dados que podem ser alterados, além de uma janela dedicada à privacidade das suas informações, muito mais simplificada que a do Facebook. Outra ferramenta interessante é a “Liberação de dados”, que possibilita fazer o backup de arquivos importantes e salvá-los na sua conta do Plus.

Como você viu, há muitos recuros legais no Google Plus. A lista até ficou extensa nessas duas matérias. Para facilitar sua vida, eis um resumo:

1. Integração com todos os serviços do Google;

2. Fácil montagem de perfil;

3. Aplicativo redesenhado para aparelhos móveis;

4. Círculos de contatos;

5. Hangouts, para fazer vídeoconferências;

6. Buscas ainda mais completas;

7. Integração com o navegador Google Chrome;

8. Postagens personalizadas;

9. Ignorar mensagens;

10. Repercussão de conteúdos;

11. Ajuste de informações visualizadas;

12. Notificações elegantes;

13. Avisos de games separados dos demais;

14. Melhores jogos e aplicativos;

15. Editor de fotos com vários recursos;

16. Upload instantâneo de imagens;

17. Marcação mais privada de pessoas em fotos;

18. Anúncios e publicidade melhor aproveitados;

19. Ótimas ferramentas para marcas e empresas;

20. Configurações de privacidade e segurança mais simples de usar.

Como deu para notar, há mais no mundo das redes sociais do que o Facebook. Fique de olho!

Fonte -Olhar Digital Junho/12

%d blogueiros gostam disto: