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13 de setembro de 2013

Marketing de Informações Para o Varejo – Método Zapros-LM Parte 1

metodo-zarpos-lmAntes de entrarmos no método em si, é importante reforçar alguns conceitos que serão usados para a sua implantação. O primeiro deles é o de marketing, como maneira de lidar com a identificação e atendimento das necessidades sociais e humanas de maneira interessante para e empresa. Segundo Kotler, são três os fatores que fazem parte das interações entre pessoas e negócios: globalização, avanços tecnológicos e desregulamentação. Saber lidar com as necessidades das pessoas em meio à esses fatores é então uma necessidade das empresas para que possam se destacar e lucrar no mercado.

Para ter uma boa estratégia de marketing é então preciso primeiro se compreender a empresa, seu contexto, seus produtos, funções, serviços e limitações para então ver o como isso pode ser aplicado no mercado e com seus clientes. Compreender o mercado, buscar informações, estar atualizado, tudo isso também faz parte do conceito de marketing e que pode, ainda segundo Kotler, ter o envolvimento dos profissionais dividido em: bens, serviços, negócios, instituições financeiras de investimentos, organizações, informações, e ideias. Cada um desses tem suas particularidades, necessidades e estratégias.

Quando se trata de mercados muito amplos, como o da informação, tecnologia, computadores e serviços, por exemplo, fica difícil de uma empresa conseguir atender a todos os clientes existentes. Cada um tem uma exigência, uma preferência e consequentemente vão optar por essa ou aquela empresa. Assim, compreender cada um dos segmentos e métodos que entram as estratégias. Saber definir mercados-alvo para poder desenvolver produtos e ações de marketing específicas para cada um deles é prioritário. Isso só é possível através da segmentação, que permite que se concentre a atenção e foco nos potenciais clientes e interessados. Atingir o mercado alvo é a prioridade.