
Para ter uma boa estratégia de marketing é então preciso primeiro se compreender a empresa, seu contexto, seus produtos, funções, serviços e limitações para então ver o como isso pode ser aplicado no mercado e com seus clientes. Compreender o mercado, buscar informações, estar atualizado, tudo isso também faz parte do conceito de marketing e que pode, ainda segundo Kotler, ter o envolvimento dos profissionais dividido em: bens, serviços, negócios, instituições financeiras de investimentos, organizações, informações, e ideias. Cada um desses tem suas particularidades, necessidades e estratégias.
Quando se trata de mercados muito amplos, como o da informação, tecnologia, computadores e serviços, por exemplo, fica difícil de uma empresa conseguir atender a todos os clientes existentes. Cada um tem uma exigência, uma preferência e consequentemente vão optar por essa ou aquela empresa. Assim, compreender cada um dos segmentos e métodos que entram as estratégias. Saber definir mercados-alvo para poder desenvolver produtos e ações de marketing específicas para cada um deles é prioritário. Isso só é possível através da segmentação, que permite que se concentre a atenção e foco nos potenciais clientes e interessados. Atingir o mercado alvo é a prioridade.





