Em um cenário cada vez mais complexo uma boa estratégia de precificação faz toda diferença na hora de deixar seu caixa sempre no azul. Portanto, diversos fatores devem ser levados em conta na hora de fixar e reajustar os valores dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, por exemplo. Um dos principais deles é a chamada margem de contribuição.
Este valor refere-se à quantia restante do preço de venda de um produto após subtraído o seu gasto. Dessa forma, esse valor deve ser superior às despesas fixas para gerar lucro, tornando a empresa sustentável. A soma da margem de contribuição de cada produto irá contribuirá para que a empresa consiga cobrir seus custos fixos, gerando, assim, lucro e crescimento.
Calculando sua margem de contribuição
Calcular sua margem de contribuição é muito simples e não envolve cálculos complexos. Por exemplo, se um produto custa R$ 30,00 e seu custo de aquisição foi R$18,00 mais R$ 3,00 de despesas variáveis (comissões e impostos sobre vendas, equivalentes a 10% do valor total), a margem de contribuição desse produto é de R$ 9,00, dessa forma.
Com uma boa margem de contribuição é possível identificar o volume mínimo de vendas necessárias para cobrir as despesas fixas. Além de permitir analisar qual a participação de cada produto no faturamento da empresa. Este cálculo ainda facilita o oferecimento de descontos e na identificação de quais são os produtos e serviços mais rentáveis.
Conhecer a margem proporcionada pelas vendas é essencial para o planejamento financeiro da empresa. É importante ressaltar que este valor deve ser fixado no momento de se calcular os preços de determinado produto. É importante que este valor seja frequentemente revisto para cobrir variáveis como a inflação do período, por exemplo.
Observar de perto a saúde financeira de seu negócio é vital para o sucesso de qualquer empresário.
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