Descubra como calcular sua margem de contribuição

Descubra como calcular sua margem de contribuição

Em um cenário cada vez mais complexo uma boa estratégia de precificação faz toda diferença na hora de deixar seu caixa sempre no azul. Portanto, diversos fatores devem ser levados em conta na hora de fixar e reajustar os valores dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, por exemplo. Um dos principais deles é a chamada margem de contribuição.
Este valor refere-se à quantia restante do preço de venda de um produto após subtraído o seu gasto.  Dessa forma, esse valor deve ser superior às despesas fixas para gerar lucro, tornando a empresa sustentável. A soma da margem de contribuição de cada produto irá contribuirá para que a empresa consiga cobrir seus custos fixos, gerando, assim, lucro e crescimento.

Calculando sua margem de contribuição

Calcular sua margem de contribuição é muito simples e não envolve cálculos complexos. Por exemplo, se um produto custa R$ 30,00 e seu custo de aquisição foi R$18,00 mais R$ 3,00 de despesas variáveis (comissões e impostos sobre vendas, equivalentes a 10% do valor total), a margem de contribuição desse produto é de R$ 9,00, dessa forma.
Com uma boa margem de contribuição é possível identificar o volume mínimo de vendas necessárias para cobrir as despesas fixas. Além de permitir analisar qual a participação de cada produto no faturamento da empresa. Este cálculo ainda facilita o oferecimento de descontos e na identificação de quais são os produtos e serviços mais rentáveis.
Conhecer a margem proporcionada pelas vendas é essencial para o planejamento financeiro da empresa. É importante ressaltar que este valor deve ser fixado no momento de se calcular os preços de determinado produto. É importante que este valor seja frequentemente revisto para cobrir variáveis como a inflação do período, por exemplo.
Observar de perto a saúde financeira de seu negócio é vital para o sucesso de qualquer empresário.
Precisando de ajuda para equilibrar as finanças de sua empresa? Conte conosco.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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