Loading...
19 de fevereiro de 2013

Lucratividade sobre as vendas

analise-financeiraComo dissemos, há diferentes tipos de indicadores financeiros, sendo cada um apto a mostrar um ponto a se analisar na empresa. Primeiramente trataremos dos índices de lucratividade.
É através do indicador de lucratividade sobre as vendas que é possível se demonstrar qual o poder de ganho da empresa. Isso se dá através de uma comparação do lucro líquido versus o resultado total – que pode ser o total de serviços, de vendas, ou de ambos. Assim, pode-se entender qual o real ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho desenvolvido.
Teoria explicada, na prática o cálculo do lucro líquido é conseguido se dividindo o resultado líquido dividido pela receita total. Assim, de sua empresa possui uma lucratividade de 9%, isso significa que de cada R$ 100,00 vendidos, R$ 9,00 são ganho líquido. Esse percentual que mostrará a quem for de fora qual a eficiência operacional da sua empresa e se ela é ou não lucrativa, ou seja, se as vendas são suficientes para cobrir todos os custos e despesas.
Assim, possuir uma porcentagem positiva é fundamental, tanto para a sobrevivência da empresa com para ser comparada em relação a média do setor em que está inserida. Costuma-se dizer que empresas de atividades industriais e comerciais com lucratividade entre 5 e 10% sobre as vendas é considerada satisfatória; já para o setor de serviços, a lucratividade média fica entre 15 e 20%.