Lucratividade sobre as vendas

Lucratividade sobre as vendas

Como dissemos, há diferentes tipos de indicadores financeiros, sendo cada um apto a mostrar um ponto a se analisar na empresa. Primeiramente trataremos dos índices de lucratividade.
É através do indicador de lucratividade sobre as vendas que é possível se demonstrar qual o poder de ganho da empresa. Isso se dá através de uma comparação do lucro líquido versus o resultado total – que pode ser o total de serviços, de vendas, ou de ambos. Assim, pode-se entender qual o real ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho desenvolvido.
Teoria explicada, na prática o cálculo do lucro líquido é conseguido se dividindo o resultado líquido dividido pela receita total. Assim, de sua empresa possui uma lucratividade de 9%, isso significa que de cada R$ 100,00 vendidos, R$ 9,00 são ganho líquido. Esse percentual que mostrará a quem for de fora qual a eficiência operacional da sua empresa e se ela é ou não lucrativa, ou seja, se as vendas são suficientes para cobrir todos os custos e despesas.
Assim, possuir uma porcentagem positiva é fundamental, tanto para a sobrevivência da empresa com para ser comparada em relação a média do setor em que está inserida. Costuma-se dizer que empresas de atividades industriais e comerciais com lucratividade entre 5 e 10% sobre as vendas é considerada satisfatória; já para o setor de serviços, a lucratividade média fica entre 15 e 20%.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: