Loading...
29 de abril de 2019

VAMOS FALAR DE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS?

Seus principal Ativo- Recursos Humanos

A importância do Plano de Cargos e Salários nas organizações

A elaboração de um Plano de Cargos e Salários torna-se cada vez mais imprescindível nas organizações, visto o mercado competitivo em que vivemos. Os maiores autores do ramo entendem que, para prosperar, as empresas devem alinhar seus sistemas de remuneração com suas estratégias de negócio, uma vez que constitui fonte de vantagem competitiva.

A consolidação de uma empresa no mercado e sua continuidade podem ser alcançadas com o auxílio de um Plano de Cargos e Salários, que vai sustentar o equilíbrio interno e externo da organização, através da definição das atividades e responsabilidades inerentes a cada cargo e a adequação aos respectivos níveis salariais. Assim, os colaboradores se sentirão reconhecidos e estimulados à produção dos melhores resultados na organização, aliando as metas pessoais com os objetivos organizacionais.

O que é um Plano de Cargos e Salários?

Necessário ter visão Sistêmica

O Plano de Cargos e Salários é um processo a ser implantado em etapas e devemos destacar a importância da primeira fase, qual seja, o planejamento e a divulgação. Havendo intenção de implantação de um PCS, relevante que se obtenha todas as informações organizacionais sobre a política salarial praticada até então, incluindo os aspectos funcional, hierárquico e remuneratório. Da mesma forma, crucial a visão sistêmica da organização, vislumbrando os aspectos estratégicos e administrativos. A coleta de todas estas informações permite entender a cultura organizacional e os objetivos da empresa, que são fundamentais para o sucesso da implantação do plano.

Traçados os objetivos e as necessidades da organização para o estabelecimento de uma política salarial, indispensável o consentimento e a contribuição da diretoria. Portanto, essencial que se destaquem os pontos estrategicamente fortes do plano, de modo que seja compreendido o valor de sua implantação como uma fonte de consolidação e competitividade para a empresa.

Visão Financeira

Administrar e prever impactos na Folha salarial

Neste ponto, inclui-se, ainda, a questão orçamentária, visando apresentar à diretoria todos os impactos financeiros da nova ferramenta a ser implantada, entendendo os resultados e direcionando a empresa. Conclui-se esta etapa de planejamento com a aceitação e participação dos diretores para a eficácia do projeto.

Aprovado o Plano, faz-se divulgação do mesmo, onde se dá conhecimento aos colaboradores através de mecanismos de comunicação interna. Desta forma, estarão convencidos de que fazem parte do processo, diminuindo a possibilidade de resistências.  Esta comunicação inclui vários dados, tais como a motivação que fez a empresa implementar o PCS, o cronograma da execução dos trabalhos, definição dos objetivos de cada etapa, dentre outros, a fim de minimizar dúvidas.

A Comunicação.

Ação que não pode faltar por parte da diretoria da empresa

A empresa pode utilizar de todos os canais de comunicação disponíveis para acessar os colaboradores, de modo que a abrangência seja a maior possível. Nestes casos, pode-se usar de e-mails internos, jornais, murais, intranet, palestras e os próprios gestores a que estão vinculados cada área da organização.

Os gestores são peças-chave para o bom andamento de implantação de um PCS, pois além de participarem efetivamente de fases do projeto, tais como coleta de dados, descrição de cargos, dentre outros, também são mediadores naturais, com conexão direta junto aos colaboradores, identificando dúvidas e resistências, podendo demovê-las com maior facilidade.

Proposição.

É preciso ter em mente que o Plano de Cargos e Salários é um projeto de médio/longo prazo, realizado em várias etapas. Cada etapa tem sua importância, mas a primeira fase de planejamento e divulgação, apesar de não parecer expressiva, precisa ser bem feita, afinal, como diz o ditado “o que começa errado, dificilmente dá certo ou termina bem”.

Eliane Scheidegger e Roberta Falcão – consultoras de Recursos Humanos