A Duplo Foco foi buscar este caso da Sanmsung, de não conseguir atender a uma demanda, sucesso inesperado, o que pode acontecer de dissabores para a empresa e para a marca.
Samsung não consegue atender a demanda do Galaxy S III
Gargalo na produção do aparelho custou à empresa a venda de 2 milhões de unidades em apenas um mês.
A dificuldade da Samsung em atender à forte demanda pelo novo smartphone Galaxy S III pode ter custado à sul-coreana a venda de 2 milhões de unidades em apenas um mês, segundo informações da Reuters.
Para uma empresa que nunca tinha experimentado o mesmo sucesso da Apple em um lançamento, a grande demanda é um problema até bom, mas o gargalo na produção (pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção) prejudicou parte das vendas na Europa e obrigou algumas operadoras norte-americanas a adiarem as entregas.
O Galaxy S III foi o smartphone da Samsung que recebeu as melhores críticas e está para bater o recorde da fabricante em velocidade de vendas, com mais de 10 milhões de unidades nos dois primeiros meses. O lançamento aconteceu em um momento oportuno, já que o próximo iPhone só deve sair no final do ano e concorrentes como Google e Microsoft parecem não ter atraído muita atenção no mercado. “A Samsung talvez tenha sido pega de surpresa pela demanda, não é que subestime os próprios produtos. O provável é que tenha superestimado os concorrentes”, disse Carolina Milanesi, analista do Gartner.
“Em outras palavras, além do iPhone e do oneX, da HTC, no momento não existe grande concorrência no mercado, e isso certamente pode ter ajudado a Samsung”, acrescentou. Os analistas acreditam que a falta de Galaxy seja apenas temporária, apesar de já ter custado 2 milhões de unidades não vendidas no segundo trimestre.
A Samsung prevê outro trimestre de receita recorde para a divisão de celulares, com ajuda do modelo anterior Galaxy II S e da combinação de celular e tablet Galaxy Note. O Barclays reduziu a projeção de vendas do Galaxy S III no segundo trimestre de 8 milhões para 6,5 milhões, mas elevou em um milhão, para 15 milhões, a projeção para o trimestre seguinte.
A Samsung diz já ter solucionado a falta de peças e que está correndo para atender à demanda. “É simples: a demanda superou nossa expectativa, mas isso não quer dizer que nossa previsão era muito conservadora”, afirmou a Samsung à Reuters.
Para que as empresas não incorram nos mesmos erros, conheça e estabeleça metas reais de vendas e consequentemente de produção. Isto é gestão.
Fonte- Olhar Digital
Duplo Foco
Junho2012