Loading...
13 de novembro de 2012

Ciclo PDCA – Executar

O D de PDCA vem do inglês “do”: fazer, executar. Uma vez feito o planejamento, é esse o momento de colocar em prática o que foi ali determinado. É importante que ao se executar tudo seja feito de maneira bem pensada e com competência, para que esses procedimentos criados não se percam.
Para que a execução seja bem feita, é necessário então que se tenha pessoas competentes e bem preparadas; o que é atingido com um treinamento eficiente, que as habilite para executar as atividades com eficácia. Lembre-se sempre que são as pessoas (funcionários e/ou colaboradores) que fazem a empresa funcionar. Não adianta em nada ter uma série de regras e planos se esses não forem assimilados e seguidos por todos.
Sessões grupais de treinamento são uma boa alternativa para implantar ou reciclar um procedimento, pois atinge várias pessoas de uma só vez e padroniza o que deve ser feito.

Já para atividades mais pontuais – ou novos funcionários em uma função, o treinamento pode ser feito no próprio local em que a atividade acontece. Independentemente do procedimento de treinamento adotado, não se pode perder de vista que não basta somente explicar, mas também ver o quanto ele foi compreendido, o que será feito na próxima etapa do Ciclo PDCA.

%d blogueiros gostam disto: