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2 de julho de 2018

Estruturação comercial para triplicar as vendas: você sabe como fazer?

Saiba agora como estruturar o seu departamento comercial e de que modo isso pode ajudar a sua empresa a triplicar as vendas.

Diante de tantas inovações, o mundo corporativo tem se tornado cada dia mais competitivo.

Tendo isso em vista, é fundamental que as empresas busquem incorporar características que as diferenciem da concorrência.

Nesse sentido, uma área comercial bem preparada pode ser um elemento decisivo para o sucesso do seu negócio.

Por isso preparamos esse artigo, nele explicamos como estruturar o departamento comercial e de que modo isso pode ajudar a sua empresa a triplicar as vendas. Confira a seguir:

Os principais pontos a serem observados na estruturação comercial de vendas:

1. Análise de dados

Faça um relatório com o balanço das vendas dos últimos anos. Analise quais produtos ou serviços têm mais saída e por qual média de preço, quais são as regiões com maior demanda, quais vendedores têm melhor performance, entre outras informações.

Verifique também quedas acentuadas nas vendas e investigue os motivos. A partir de tais dados faça um panorama da situação atual da sua empresa e vá para o próximo tópico.

2. Definição de objetivos e estratégias

Para definir os objetivos do departamento comercial tenha clareza do seu público-alvo, das práticas de mercado e dos diferenciais da sua marca.

Após estabelecer isso, escolha as melhores estratégias de atuação. Para tal, o gesto precisa ter em vista a integração do setor comercial com o restante da empresa.

Defina as ações, os canais de divulgação e quais departamentos estarão envolvidos. Não se esqueça de definir também um programa de comissão que estimule a sua equipe e faça com que os vendedores se sintam reconhecidos. Crie metas de vendas e busque parcerias que fortaleçam a sua marca nas regiões que deseja alcançar.

3. Dimensionamento do time de vendas

A partir do plano de ações traçado, estabeleça o quantitativo de pessoal adequado e monte a equipe. Talvez será necessário remanejar pessoas, dispensar funcionários e admitir novos. Faça isso com a ajuda de um profissional de RH, assim será mais assertivo.

A organização da equipe pode ser feita por produto, por cliente, por região ou a partir da mescla de alguns desses formatos. Tenha em vista que tal estrutura não deve gerar competição, pelo contrário, deve ser implementada com base numa relação de cumplicidade entre os membros do grupo.

4. Escolha dos indicadores de controle

Antes mesmo de fazer essa estruturação comercial, defina quais indicadores de controle devem ser coletados ao longo do processo, através de quais sistemas e quem serão os responsáveis por isso.

Essa coleta é fundamental para uma análise posterior das estratégias que foram implementadas. Volume de vendas, tipos de produtos mais vendidos, dias e horários com maior fluxo de caixa são algumas das informações que contribuem para a validação ou reestruturação do plano de ações.

Uma estruturação comercial bem feita pode gerar resultados consistentes para o seu negócio. Portanto, treine o seu pessoal, tenha procedimentos claros para prospecção e pós-venda, bem como materiais de apoio bem elaborados. Isso irá aumentar as suas vendas significativamente, pois a sua equipe estará preparada para identificar leads, convertê-los em clientes e fidelizá-los.

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