Encontrando um novo funcionário: 10 passos para acertar

Encontrando um novo funcionário: 10 passos para acertar

Não é novidade falar que pessoas são os principais recursos de uma empresa. Logo, focar na qualidade do recrutamento de seu quadro deveria ser a prioridade de qualquer gestor. Ao contratar um funcionário, portanto, a empresa deve analisá-lo até garantir que ele seja o mais apto para a vaga em questão.
Uma escolha acertada se traduz, por exemplo, em menos recursos desperdiçados em pessoas que não se encaixam na cultura da empresa. É importante que seja realizada uma análise cautelosa do perfil do candidato, visto que uma contratação equivocada pode ocasionar perdas financeiras e até mesmo problemas judiciais para a companhia.

10 fatores na hora de contratar um funcionário

– Experiência na área
– Formação acadêmica
– Engajamento do candidato
– Capacidade de relacionamento
– Resultados alcançados anteriormente
– Reputação das empresas em que atuou
– Estabilidade empregatícia
– Capacidade de liderança
– Aparência profissional
– Resultados nos testes aplicados pelo RH
Um setor de recursos humanos bem estruturado estará apto a identificar o melhor candidato para cada posição. Ele é o responsável por buscar pessoas alinhadas com o perfil e valores da empresa. E o processo seletivo deve um ser um reflexo deste alinhamento.
Todo profissional deve ser encarado, portanto, como um investimento e não um custo. Ambos os lados devem ter a percepção de uma troca produtiva, uma vez que a empresa busca lucro e crescimento enquanto o funcionário almeja remuneração e um plano de carreira. A criação de um ambiente de trabalho saudável deve ser, em primeiro lugar, um trabalho conjunto de todos dentro da empresa.
Outra vantagem de um bom processo de recrutamento, em conclusão, é a diminuição da rotatividade dentro da empresa, o que fortalece a cultura empresarial e diminui os custos com treinamentos e burocracia. A retenção de talentos, assim, é o reflexo de uma estratégia que coloca os colaboradores como protagonistas do negócio.
Precisa de ajuda para recrutar e manter os melhores talentos para sua empresa? Conte conosco.

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GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

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