Encontrando um novo funcionário: 10 passos para acertar

Encontrando um novo funcionário: 10 passos para acertar

Não é novidade falar que pessoas são os principais recursos de uma empresa. Logo, focar na qualidade do recrutamento de seu quadro deveria ser a prioridade de qualquer gestor. Ao contratar um funcionário, portanto, a empresa deve analisá-lo até garantir que ele seja o mais apto para a vaga em questão.
Uma escolha acertada se traduz, por exemplo, em menos recursos desperdiçados em pessoas que não se encaixam na cultura da empresa. É importante que seja realizada uma análise cautelosa do perfil do candidato, visto que uma contratação equivocada pode ocasionar perdas financeiras e até mesmo problemas judiciais para a companhia.

10 fatores na hora de contratar um funcionário

– Experiência na área
– Formação acadêmica
– Engajamento do candidato
– Capacidade de relacionamento
– Resultados alcançados anteriormente
– Reputação das empresas em que atuou
– Estabilidade empregatícia
– Capacidade de liderança
– Aparência profissional
– Resultados nos testes aplicados pelo RH
Um setor de recursos humanos bem estruturado estará apto a identificar o melhor candidato para cada posição. Ele é o responsável por buscar pessoas alinhadas com o perfil e valores da empresa. E o processo seletivo deve um ser um reflexo deste alinhamento.
Todo profissional deve ser encarado, portanto, como um investimento e não um custo. Ambos os lados devem ter a percepção de uma troca produtiva, uma vez que a empresa busca lucro e crescimento enquanto o funcionário almeja remuneração e um plano de carreira. A criação de um ambiente de trabalho saudável deve ser, em primeiro lugar, um trabalho conjunto de todos dentro da empresa.
Outra vantagem de um bom processo de recrutamento, em conclusão, é a diminuição da rotatividade dentro da empresa, o que fortalece a cultura empresarial e diminui os custos com treinamentos e burocracia. A retenção de talentos, assim, é o reflexo de uma estratégia que coloca os colaboradores como protagonistas do negócio.
Precisa de ajuda para recrutar e manter os melhores talentos para sua empresa? Conte conosco.

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter

Você também vai gostar desses posts

GERALDO VEIGA

Diretor Executivo da Duplo Foco

Diretor Executivo da Duplo Foco
Construiu sua carreira profissional entre São Paulo e Rio de Janeiro, nas áreas de serviços Financeiros, Construção Civil, Bens de Consumo, Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Possui mais de 25 anos de atuação empresarial definindo e implantando ações de estratégias empresariais em Marketing e Finanças. Administrador pela Escola Superior de Administração de Negócios (FEI-SP), com MBA em Marketing de Serviços e MBA em Gestão de Negócios TI pela FGV-RJ. É Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec-RJ (MsC) com especialização pela UFRJ- Coope-Crie em Web Intelligence e Analítica de Dados. Atualmente produzindo artigos na linha de pesquisa do campo da gestão e visualização de dados para empresas e novos produtos.

ALCANCE SEUS OBJETIVOS E APRIMORE
A GESTÃO DA SUA EMPRESA
%d blogueiros gostam disto: